Imprimir

Notícias / Brasil

Cerca de 64% dos jovens infratores do DF são usuários de drogas

G1

Levantamento feito pela Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude do Ministério Público do Distrito Federal mostrou que 64% dos jovens infratores do DF são usuários de drogas. Feito entre março e dezembro do ano passado com 504 adolescentes, o Perfil do Adolescente Infrator também mostrou que o consumo de drogas e de álcool é fator importante para a gravidade dos crimes cometidos pelos jovens.

“Quanto mais grave o ato infracional, mais uso de substância entorpecente ou de bebida alcoólica é feita pelo jovem. E quanto mais grave o ato infracional, mais o adolescente reitera em delitos”, afirmou o promotor da Criança e da Juventude, Renato Varaldas, em entrevista à TV Globo. Cerca de 65% dos adolescentes que praticaram atos graves reincidiram na prática de delitos.

Os jovens entrevistados pelo MPDF têm entre 12 e 20 anos, e os homens são a maioria entre os infratores, 86%. Os crimes mais comuns são roubo (22% dos casos), tráfico de drogas ( 16%), furtos (11%) e porte ilegal de armas (8,5% dos casos).

A pesquisa mostrou que 21% desse jovens trabalham e que 91% recebem ajuda financeira dos pais. Quase a totalidade dos infratores analisados (99,5%) estão matriculados em instituições de ensino, mas 18,2% dos adolescentes infratores não frequentam a escola – e 90,5% já reprovaram pelo menos um ano escolar. Cerca de 26% dos jovens entrevistados afirmaram não ter planos profissionais e 29% disseram não ter sonhos.
Imprimir