Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Ministros e presidente do Ibama avaliam desmate no Norte de MT

Da Redação - Alline Marques

Os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Izabela Teixeira (Meio Ambiente) e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Curt Trennepohl, devem desembarcar nesta quarta-feira (25) em Sinop, município-pólo do Norte do Estado, região com maior concentração de desmatamento, para avaliar os números da devastação florestal e lançar uma campanha contra o avanço sobre as áreas de matas virgens.

“Não queremos chegar aos 80 mil do ano passado e vamos combater o desmatamento e punir os desmatadores”, afirmou o governador Silval Barbosa, em entrevista concedida ao Olhar Direto, logo após discursar na abertura do Encontro dos Prefeitos, realizado no Cenarium Rural, em Cuiabá.

Barbosa admitiu que os números relacionados ao desmatamento são preocupantes e a meta é evitar que Mato Grosso alcance os 80 mil hectares devastados no ano passado. A missão é difícil, já que em apenas quatro meses já foram 40 mil hectares destruídos.

Diante dos números divulgados pelo Inpe, na semana passada, a ministra declarou guerra ao desmatamento. As notícias preocupam o governo do Estado, que tenta evitar um novo desgaste relacionado ao assunto, já que este tema sempre foi o 'calcanhar de Aquiles' do ex-governador Blairo Maggi (PR), que conseguiu reverter a imagem de devastador e tornar-se “amigo” dos ambientalistas.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Alexander Maia, sempre adotou um discurso rígido de combate ao desmatamento ilegal, mas agora terá de colocar em prática as declarações.

Mais informações amanhã. Corrigida às 23h40
Imprimir