Imprimir

Notícias / Política MT

Silval ‘puxa orelha’ de prefeitos e diz que municípios serão penalizados

Da Redação - Lucas Bólico

O governador Silval Barbosa (PMDB) não escondeu o descontentamento com o aumento no desmate ilegal em Mato Grosso e ‘puxou a orelha’ dos prefeitos presentes na abertura do 28º encontro realizado pela Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), na noite desta segunda-feira (24), no Cenarium Rural, em Cuiabá.

O governador prometeu que tanto os produtores quanto as cidades apontadas como responsáveis pelo aumento do desmatamento terão de arcar com as consequências. “Não só os desmatadores, mas os municípios também serão penalizados pelo aumento ilegal”, discursou.

“O Estado vai tomar providências. Isso que está acontecendo não é justo com o produtor que está fazendo a lição de casa, é algo muito sério”, ponderou Barbosa. Em seu apelo ambiental, Silval lembrou que 45 mil hectares já foram desmatados de maneira ilegal somente neste ano em MT.

O governador teme o atrelamento negativo do desmatamento à imagem de Mato Grosso no Brasil e no mundo, o que pode descambar em embargos econômicos ao Estado. “A imprensa nacional e até internacional colocou na última semana que nós somos os responsáveis pelo desmatamento no Brasil”, lamentou.

No entanto, Barbosa ressalta que muito já foi feito para superar o estigma de ‘vilão’ do meio ambiente. “De 2003 a 2010 nós conseguimos diminuir em 93% o número de desmatamento ilegal”, relembra.

Desmatamento em Mato Grosso

De acordo com dados captados pelo satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e divulgados na semana passada pela ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, o desmatamento em Mato Grosso neste ano teve um aumento de 47% entre março e abril em relação ao mesmo período do ano passado.
Imprimir