Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Nasa desiste de contatar jipe-robô 'perdido' em Marte

G1

A agência espacial norte-americana (Nasa) anunciou o fim das tentativas de contato com o jipe-robô Spirit (espírito, em inglês), um veículo de exploração que está na superfície de Marte e deixou de responder aos chamados da Terra desde 22 de maio de 2010. A útlima tentativa será feita nesta quarta-feira (25).

O Spirit pousou no planeta vermelho em 3 de janeiro de 2004. Construído para operar durante apenas três meses, o jipe-robô permaneceu quase quatro anos realizando missões secundárias. A partir de março do ano passado, o veículo parou de responder e está "atolado" no terreno árido local.

Segundo a Nasa, o veículo provavelmente está com componentes elétricos e circuitos internos danificados pelo frio extremo em Marte. O jipe-robô passou por um inverno rigoroso e as temperaturas internas estavam abaixo de 20 graus Celsius negativos, de acordo com as informações do Laboratório de Propulsão (JET) da agência.

A última esperança dos especialistas na Terra era de aproveitar um período de sol mais intenso no planeta, quando o aumento da temperatura poderia permitir a reativação dos painéis solares do Spirit. Como isso não aconteceu, as chances de comunicação com o veículo foram consideradas remotas pela Nasa.

Há ainda um outro veículo "irmão" do Spirit na superfície de Marte: o jipe-robô Opportunity (oportunidade, em inglês), que continua em atividade. A Nasa ainda pretende lançar ao planeta, em novembro de 2011, o veículo Curiosity (curiosidade, em inglês), considerado uma evolução em relação aos dois primeiros exploradores.
Imprimir