Imprimir

Notícias / Educação

Senai-MT lança qualificação na área administrativa para jovens

Da Assessoria

Jovens que buscam qualificação para o primeiro emprego e desejam seguir carreira na área administrativa, contam agora com mais uma opção de curso para preparar-se ao mercado de trabalho. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) acaba de lançar o curso de Assistente Administrativo – Pré-Emprego para pessoas com idade mínima de 15 anos, que tenham pouca ou nenhuma experiência profissional. Inicialmente, serão abertas 1.187 vagas nos municípios onde há unidades do Senai-MT instaladas, e as matrículas podem ser feitas direto nestes locais.

"Mato Grosso tem assistido ao crescimento do parque industrial e é notório o aquecimento da economia nos últimos anos. Neste contexto, a área administrativa é uma das mais promissoras para os jovens que buscam o primeiro emprego. Há abundância na oferta de vagas e constante procura por pessoas capacitadas. Foi pensando nestes jovens que o Senai-MT lançou Pré-Emprego, justamente para ajudá-los neste início da vida profissional", explica o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo.

Gilberto Figueiredo lembra que o curso já é oferecido há sete anos na instituição, entretanto foi reformulado agora para atender a este público mais jovem com uma proposta mais dinâmica. Uma das adaptações foi incluir no conteúdo algumas dicas de como fazer um bom currículo e como se comportar numa entrevista de emprego. Com 200 horas, a qualificação foca em conteúdo técnico e temas que estimulam o crescimento pessoal do estudante, como informática, recursos humanos e departamento pessoal, contabilidade geral, ferramentas de qualidade, marketing e atendimento ao cliente.

Todas as unidades do Senai-MT oferecem a qualificação (Senai-Cuiabá, Escola Senai da Construção, Senai-Várzea Grande, Senai-Rondonópolis, Senai-Sinop, Senai-Cáceres, Senai-Juína e Senai-Barra do Garças). O curso pode ser pago em até 10 vezes, e o Senai-MT oferece descontos diferenciados para empregados da indústria. No valor, já estão inclusos o material didático, camiseta, caderno, pasta e caneta. E as aulas serão ministradas em salas climatizadas e equipadas com recursos multimídia, além dos laboratórios de informática e da biblioteca setorial.

Pesquisa feita com ex-alunos do Senai-MT apontam um índice de empregabilidade de 80% entre eles, o que reforça a importância da qualificação para inserção no mercado. De acordo com Gilberto Figueiredo, os estudantes que ingressarem no curso Pré-emprego ainda terão outra vantagem, que será o intercâmbio de informações entre candidatos e indústrias de Mato Grosso. "Nós temos uma ferramenta chamada Portal Senai e Você, que disponibiliza os currículos cadastrados às empresas em busca de talentos no site do Senai-MT. Desta forma, nós contribuímos também para o ingresso dos nossos alunos no mercado". Neste contexto, ele cita outra iniciativa da instituição, o Bônus Qualificação, que oferece até 60% de desconto em cursos para alunos que têm alta frequência nas aulas.
Imprimir