Imprimir

Notícias / Cultura

Portinari Júnior autoriza MDS utilizar obras do pai em programa

De Brasília - VT

As obras do pintor brasileiro Cândido Portinari vão ilustrar as ações do Plano Brasil Sem Miséria, principal iniciativa do governo federal para o combate à pobreza. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e o professor João Candido Portinari, filho do artista Candido Portinari, assinaram nesta quinta-feira (26), no Palácio do Planalto, o Termo de Cessão de uso de imagens de obras do pintor.

O Termo autoriza o Governo a utilizar, sem custos e por um período de quatro anos, imagens de obras do autor, sob a supervisão de seu herdeiro legal e coordenador do Projeto Portinari. O Plano Brasil Sem Miséria será lançado na próxima quinta-feira, 2 de junho.

Paulista de Brodowski (SP), Portinari tem mais de cinco mil obras, entre pequenos esboços e gigantescos murais. Em vários trabalhos demonstrou a preocupação com a temática social e o povo brasileiro, como na série “Retirantes”, que retrata migrantes nordestinos que chegavam para trabalhar nas fazendas paulistas de cana-de-açúcar.

Seguindo a tendência de painelistas mexicanos, sua última obra foi a execução de dois grandes painéis, de 14 metros de altura cada, intitulados “Guerra e Paz”, atualmente em processo de restauro no Brasil e oferecidos pelo governo brasileiro para a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.
Imprimir