Imprimir

Notícias / Esportes

Vitória em Mônaco faz Vettel igualar melhores inícios da história da F-1

GLOBOESPORTE.COM

Impressionante. É assim que pode ser classificado o domínio de Sebastian Vettel na temporada 2011 da Fórmula 1. Com cinco vitórias, um segundo lugar em seis provas e 95% de aproveitamento dos pontos disputados, o alemão conseguiu igualar os melhores inicios de temporada da história da categoria, de Nigel Mansell, em 1992, e Michael Schumacher, em 1994 - após seis corridas.

Se a espetacular sequência de vitórias de Vettel continuar, ele poderá bater o recorde obtido por Schumi em 2004, pela Ferrari. Na ocasião, o alemão triunfou em 12 das 13 primeiras corridas do ano e foi campeão por antecipação. Mas o piloto da RBR ainda está longe deste número: ele precisará de mais sete triunfos seguidos para igualar a marca no GP da Itália, em 11 de setembro. Na próxima corrida, no Canadá, no dia 12 de junho, Vettel poderá chegar ao número de Jenson Button, que triunfou em seis das sete primeiras provas de 2009 com o carro da Brawn GP.

Por causa das mudanças no sistema de pontuação da Fórmula 1, apenas os dados absolutos podem ser analisados. Vettel, Mansell e Schumacher têm em comum o fato de terem contado com os melhores carros de suas temporadas. Com o RB7 assinado por Adrian Newey, o alemão da RBR venceu os GPs da Austrália, Malásia, Turquia, Espanha e Mônaco. Sua única derrota em 2011 foi causada pelo inglês Lewis Hamilton, da McLaren, que o superou na corrida disputada na China.

Nigel Mansell, em 1992, pilotava a Williams FW14B, que tinha vários auxílios eletrônicos à bordo. O carro projetado por Adrian Newey e Patrick Head tinha uma aerodinâmica refinada para a época. Além disso, contava com a suspensão ativa - que fazia o modelo variar de altura de acordo com as ondulações do circuito - e o controle de tração, que impedia as rodas traseiras de patinarem. Isso sem falar no câmbio semiautomático, que já usava uma pré-programação para cada pista. O inglês venceu os GPs da África do Sul, México, Brasil, Espanha e San Marino. A única derrota aconteceu em Mônaco, quando Ayrton Senna triunfou segurando a pressão no fim.

Dois anos depois, em 1994, a Fórmula 1 viu um domínio parecido, mas em circunstâncias diferentes. À bordo do Benetton B194 de Rory Byrne e Ross Brawn, Michael Schumacher também venceu cinco das primeiras seis provas. Na ocasião, todos os auxílios eletrônicos foram banidos da categoria, que viveu um de seus piores momentos com as mortes de Roland Ratzenberger e Ayrton Senna no fim de semana em Imola. Na ocasião, o alemão venceu no Brasil, Pacífico (Aida), San Marino, Mônaco e Canadá; e foi o segundo na Espanha, atrás de Damon Hill, da Williams.
Imprimir