Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Aprenda a fazer produtos de limpeza caseiros, baratos e menos tóxicos

G1

Sabão de coco, bicarbonato de sódio, limão, vinagre branco, aromatizante e água. Com esses seis ingredientes, é possível fazer um produto de limpeza menos tóxico e até mais eficiente que os industrializados. Essa receita, mostrada no Bem Estar desta segunda-feira (30), foi testada e aprovada pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). Para cada cômodo, há uma dica diferente.

No estúdio, o infectologista Caio Rosenthal e o toxicologista Anthony Wong comentaram sobre os principais cuidados que se deve ter em casa com esses líquidos, que são a segunda maior causa de intoxicação no Brasil, atrás apenas dos medicamentos. Os dados são do Sistema Nacional de Informações Toxicofarmacológicas e mostram que, em 2009, houve 9.588 ocorrências.

O banheiro, a área de serviço e a cozinha são os lugares da casa que mais exigem precaução. Em caso de acidentes, ligue para o Centro de Toxicologia do seu estado. A lista de cada unidade você confere aqui.

A repórter Marina Araújo foi à casa da operadora de telemarketing Cleidejane Gonçalves, que teve um acidente com o filho Cauã. Na época, ela misturou água e detergente e pôs em um copo para o menino fazer bolhas de sabão. Em um momento de descuido, ele engoliu o detergente. A mãe ligou para o fabricante, conseguiu socorrer Cauã e aprendeu uma lição: com produtos químicos não se brinca.

O contato com esse material também pode causar alergias. Para saber se você é alérgico, fique atento a sintomas como coceira, lesões, infecções, mudança de cor nas unhas e rachaduras na pele após o uso. E quem é alérgico ao contato não necessariamente terá uma reação intestinal ao engolir o produto, destacou Wong.

Além disso, o cheiro forte de alguns itens pode ser um problema, desencadeando crises de asma em pessoas sensíveis. Já a ingestão dificilmente mata, mas provoca muito mal-estar. Não se deve tomar nada, fazer lavagem nem induzir o vômito. Dar uns tapinhas nas costas da criança pode melhorar, disse o especialista.

Marina Araújo visitou, ainda, a residência da dona de casa Wandercy de Fátima Nogueira para conferir se o detergente e o desinfetante que ela faz funcionam. Wandercy trocou os produtos industrializados pelos caserios porque seus filhos são alérgicos.

Receita de detergente ecológico
- 2 litros de água
- 500 gramas de sabão de coco ralado
- Suco de 2 limões ou laranjas
- 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

Ferva duas xícaras de água com o sabão de coco ralado em fogo baixo. Depois tire do fogo e acrescente cinco xícaras de água fria, o bicarbonato e o suco de limão (com a casca, pode ser feito um desinfetante).

Saiba que não é a quantidade de espuma que garante a eficácia do detergente, que serve para dispersar bolhas de gordura. Além de dar uma falsa impressão de limpeza, a espuma ajuda a poluir rios e mares.

Receita de desinfetante ecológico
- 3 colheres de sopa de bicarbonato
- 3 colheres de vinagre branco
- 10 gotas de essência de óleo (aroma da sua preferência)

Receita multiuso
- 6 colheres de sopa de vinagre, de preferência o branco
- 6 colheres de detergente caseiro
- 10 gotas de essência de óleo
- 3/4 de xícara de chá de água fria

Os médicos também deram dicas de como guardar os recipientes: sempre em locais altos, fora do alcance das crianças, e em embalagens que não causem confusão com bebidas, como garrafas PET de refrigerante. O único produto que pode ficar mais à mão é o detergente de louça.

Segundo o toxicologista convidado do programa, nunca se deve usar cloro puro em limpezas domésticas. A concentração recomendada é abaixo de 10%. Em alta dosagem, o produto pode causar queimaduras de segundo e terceiro graus, problemas respiratórios e rachaduras na pele.
Imprimir