Imprimir

Notícias / Economia

Cheques devolvidos crescem 25,5% com desemprego e renda estável

Folha Online

O número de cheques devolvidos em março cresceu 25,54% em relação ao mês anterior e 12,88% ante igual período do ano anterior, segundo pesquisa da Equifax. Ao todo, 2,7 milhões de cheques não tinham fundos.

"Embora a atividade comercial tenha apresentado pequena evolução, sobretudo no setor de bens de consumo duráveis, a capacidade de pagamento dos compradores se deteriorou devido ao aumento da taxa de desocupação e à estagnação do crescimento da renda disponível ao consumo", informou a empresa.

E a evolução do número de cheques devolvidos aponta uma tendência preocupante, conforme a Equifax, que prevê possível agravamento da inadimplência ao longo de 2009.

"A linha de tendência, que vinha caindo desde o início de 2006, voltou a subir no último trimestre do ano passado. Não resta dúvida que esta inflexão se deve aos efeitos negativos da atual crise financeira internacional, que afetou, ainda que moderadamente, a capacidade de pagamento dos consumidores brasileiros."

Quanto ao volume de títulos protestados, houve crescimento de 36,43% em março, para 982.693 registros, em relação a fevereiro e uma queda de 9,07% contra o mesmo período do ano passado.
Imprimir