Imprimir

Notícias / Cidades

PM desarticula quadrilha em Várzea Grande liderada por garoto de 14 anos

Da Redação/Com Assessoria

Policiais Militares do 4º Batalhão desarticularam durante o final de semana uma quadrilha, composta por 11 pessoas, responsável por realizar roubos a residências e veículos na cidade de Várzea Grande. Do total de pessoas detidas, quatro possuem entre 14 e 17 anos. Três motocicletas (uma TWister 250 e duas CG-150) foram recuperadas. Uma pistola 635 foi apreendida. Conforme o comandante regional II, coronel Ricardo Almeida Gil, os adolescentes saio suspeitos ainda de cometerem crimes na área rural da cidade, como no Capão Grande e Pai André. A operação contou com mais de 20 policiais e teve duração de 8 horas.

O comandante do 4º BPM, major Helder Sempio, explicou que um garoto de 14 anos, conhecido pelo apelido de “Dandan”, era o responsável por articular os roubos. A arma foi apreendida na casa dele, escondida embaixo de uma cama. As prisões foram realizadas no bairro Jardim Esmeralda. Uma das vítimas do bando, reconheceu o garoto em questão, e declarou que ele era um dos mais violentos na ação criminosa.

Na ação policial foram presos: Eleomar Luiz, 18, Weltinton Jesus dos Santos, 18, Sandro Oliveira de Souza, 26, Edinilson Silva Luiz, 24, Antonio Carlos Alves, 23, Wiliam da Silva, 19, e Firmo José Júnior, 18. Todos foram encaminhados para o Centro Integrado de Segurança e Cidadania do Parque do Lago

A operação foi realizada com base em informações coletadas pelo Serviço de Inteligência Regional e contou com apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). As motos eram roubadas em bairros distantes da área central para dificultar a ação da PM e levadas para terrenos baldios na área do Jardim Esmeralda. De lá, era revendidas - por valores entre R$ 700 e R$ 1 mil. Empresas do ramo de peças usadas estão na mira das investigações, pois também estariam fazendo uso de material proveniente de roubos.

O major Helder cita ainda que o grupo era extremamente articulado. Parte do bando tinha a ‘tarefa’ de roubar. Outros componentes escondiam os produtos e a terceira ramificação tinha a ‘responsabilidade’ de negociar os produtos. “Constatamos ainda que eles também negociavam a devolução do bem com os proprietários, extorquiam quem já havia sido vítima da ação”.

Há duas semanas, o 4º BPM prendeu cinco pessoas: David Machado Borges, Eníres de Jesus Júnior, e Alexsandro Lemes da Silva, 19, e dois adolescentes de 15 e 16 anos, pelo crime de roubo e extorsão. Uma motocicleta Titan foi recuperada. Os policiais apreenderam ainda uma arma de fogo (revólver calibre 38), além de 62 cabecinhas de pasta base, e farta quantidade de material usado para o ‘batismo’ de entorpecente. Mais uma vez, um garoto de 15 anos, era tido como mentor da ação. A PM acredita que os dois bandos possuam ligações.
Imprimir