Imprimir

Notícias / Educação

Parceria quer elevar rendimento escolar na rede municipal

Da Redação/Com Assessoria

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec/VG) começou a colocar em prática, na última sexta-feira (03/04), o Projeto Ação Integrada que foi criado com o objetivo de diagnosticar e intervir nos casos de vulnerabilidade social que influenciam diretamente no desempenho acadêmico dos alunos da rede municipal. Na reunião ocorrida na sede da Smec/VG, estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Municipal, Promoção Social (CAPSI, CAPS II e CRAS), Projeto Fortalecer e Centro Municipal de Atendimento Especializado e Apoio à Inclusão “João Ribeiro Filho”.

A coordenadora de Ações Especializadas da Smec/VG, Neide Rondon, explica que este primeiro encontro teve por finalidade explicitar o projeto às instituições parceiras. Na oportunidade, todos os presentes puderam explanar sobre o trabalho que cada um realiza e que colocará à disposição dos estudantes que estiverem em situação de risco social.

Concluída a apresentação formal do Projeto Ação Integrada e das atribuições de cada instituição participante, o próximo passo se refere ao diagnóstico. “A Smec/VG realizará uma reunião com todos os diretores das escolas municipais a fim de pedir que eles nos auxiliem com a identificação dos alunos que apresentam baixo rendimento escolar para que possam receber o acompanhamento necessário”, explica a mediadora do encontro, professora Elizabeth Britez. Esta reunião ainda não tem data definida, mas ocorre nos próximos dias.

O segundo encontro entre as instituições que serão parceiras da Smec/VG nesse projeto ocorre no dia 06 de maio. Na ocasião, a equipe será convidada a analisar e dar o devido encaminhamento aos casos diagnosticados na Rede Municipal de Ensino.

Mas o cronograma de atividades do “Ação Integrada” não para por aí. Até o mês de dezembro, são inúmeras as metas a serem cumpridas pelo grupo multiprofissional. Entre elas, há o acompanhamento, monitoramento e atendimento individualizado das crianças e jovens.
Imprimir