Imprimir

Notícias / Cidades

Mais de 20 mil pessoas são atendidas no Mutirão da Cidadania em Rondonópolis

Da Redação/Com Assessoria

Rondonópolis, MT – Contribuir com a inclusão social das populações carentes dos bairros da grande Cuiabá e interior do Estado, por meio de ações integradas gratuitas que garantem a essas pessoas emissão de documentos, acesso a serviços de saúde, orientações sobre direitos e deveres do cidadão, palestras educativas, entre outros.

É o Mutirão da Cidadania, uma iniciativa do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

No último domingo (05), a caravana social esteve na Escola Estadual Daniel Martins Moura, no município de Rondonópolis. Durante todo o dia, a população teve acesso a uma série de serviços públicos essenciais como emissão de documentos - registro de nascimento, RG, CPF, título de eleitor, Carteira de Trabalho; orientações sobre direitos do consumidor, delegacia móvel com registro de boletim de ocorrência, palestras educativas sobre saúde, trânsito; além de orientações sobre os programas sociais da Sejusp, Setecs, corte de cabelo e atividades de lazer.

Foram registrados 22.922 atendimentos durante todo domingo. Entre as pessoas atendidas pela caravana social, estava Valdivina Pereira de Souza, 63 anos. A dona de casa aproveitou os serviços integrados ofertados pelo Mutirão para emitir 2ª via de todos os documentos pessoais. “Roubaram os meus documentos na última semana, e a vinda do Mutirão da Cidadania em Rondonópolis é a oportunidade que tenho para expedir esses documentos novamente de forma mais rápida”, disse.

O mesmo aconteceu com a dona de casa Luzimar Gonçalves da Costa, 37 anos, que aproveitou o Mutirão para emitir 2ª via de todos os documentos pessoais. “Fui roubada há um ano e três meses, e levaram todos meus documentos. Agora vou fazer segunda via de todos e registrar um boletim de ocorrência para emitir minha carteira de identidade com o sobrenome de casada”, falou.

“O Mutirão é a oportunidade para expedir todos os documentos em um mesmo lugar e de graça”, completou Luzimar.

A frente da organização do evento em parceria com a Setecs, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) participou do Mutirão com serviços da delegacia móvel - da Polícia Judiciária Civil; Coordenadoria de Polícia Comunitária; Politec, com serviço de emissão de 1ª e 2ª via da carteira de identidade; e os programas de Governo Rede Cidadã e da Polícia Militar, Proerd.

NÚMEROS – Apenas a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) totalizou quase 9 mil atendimentos dos 22.922 registrados pelo Mutirão da Cidadania em Rondonópolis.

Foram 81 boletins de ocorrências registrados e 279 pessoas receberam orientações da Polícia Judiciária Civil (PJC); 623 emissões de carteiras de identidade pela Politec (1ª e 2ª via); 1.230 atendimentos, orientações e palestras com lideranças comunitárias pela Coordenadoria de Polícia Comunitária; 1.755 atendimentos e palestras do projeto social Rede Cidadã; 1.800 atendimentos do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis e 296 atendimentos do 5º Batalhão da Polícia Militar de Rondonópolis, com serviço de corte de cabelo.

A Diretoria de Saúde do 5º Batalhão da Polícia Militar de Rondonópolis foi outro serviço da Sejusp presente no mutirão, com 1.735 atendimentos realizados. Pela Diretoria, a população pode verificar a pressão arterial e receber orientações de saúde por meio de panfletos. A Diretoria também distribuiu preservativos e orientou a população sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Coordenado pela Polícia Militar, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), implantado em 37 escolas municipais de Rondonópolis, também marcou presença no Mutirão, contabilizando 545 atendimentos à população.

Segundo um dos instrutores do programa em Rondonópolis, cabo Carlos Reinaldo, o Proerd existe desde 2001 no município e já formou 12 mil crianças. “Para 2009 a meta é formar 1.700 crianças em Rondonópolis”, disse o instrutor.

Nos cinco anos do Mutirão da Cidadania, o projeto social realizou 721.767 atendimentos em todo Estado. O próximo Mutirão do mês de abril acontece nesta terça-feira (07) no município de Pedra Preta. Depois será a vez de São José do Povo (09); Alto Taquari (11); Poxoréu (13); Primavera do Leste (14); Paranatinga (15); Santo Antônio do Leste (17); Campinápolis (19); Gaúcha do Norte (21) e Planalto da Serra (23) receberem os serviços integrados da caravana.

SERVIÇOS – A população que esteve presente no Mutirão da Cidadania em Rondonópolis contou, além dos serviços ofertados pela Sejusp, com serviços da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs); Tribunal Regional Eleitoral; Samu, Secretaria de Estado de Saúde (SES); corte de cabelo; MT Saúde; MT Fomento; Detran; Procon; Secretaria de Estado de Cultura (SEC); Banco do Brasil e Cartório do 2º Ofício.
Imprimir