Imprimir

Notícias / Cultura

Artesanato na Praça ocorre nesta terça-feira

Da Redação/Com Assessoria

A Praça Alencastro recebe nesta terça-feira (7), às 18h, o projeto “Feira Popular Artesanato na Praça”. As pessoas que passarem no local poderão contemplar artigos decorativos feitos com material reciclado, como bolsas de garrafa peti e latinhas de alumínio, bijuteria de sementes e porta retratos feitos com reaproveitamento de madeiras. Além dos produtos artesanais, haverá 17 apresentações culturais envolvendo grupos de dança, cantores de vários segmentos e fanfarras. A Feira está inserida na programação dos eventos alusivos às comemorações do aniversário de Cuiabá, celebrado em 08 de abril.

Artesanato Praça - Projeto desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, a cargo da Vice-Prefeitura, ocorre um vez por mês na praça Alencastro e surgiu com o objetivo de proporcionar uma renda maior às mulheres chefes de famílias. Durante a feira, as artesãs fazem a exposição e comercialização de produtos artesanais, tais como pinturas, bordados, material reciclados, caixas de madeira, bonecas de pano, bijuterias, chinelos, biscoitos e bolos, entre outros.

No ano passado, boa parte das artesãs cadastradas no projeto viajaram para Brasília e Londrina (PR). Lá, muitas fecharam encomendas com grandes empresas do ramo artesanal. Para este ano, a proposta é viajar para o interior de Mato Grosso.

Atualmente, estão cadastradas cerca de 252 artesãs. O projeto tem um caráter itinerário e já circulou em vários cantos da cidade como no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), antiga Escola Técnica Federal (Cefet) e no Espaço da Mulher, localizado na Assembléia Legislativa de Mato Grosso.
Imprimir