Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Comenda Mato Grosso Sustentável promoverá incentivo à preservação do meio ambiente

Da Assessoria

Nas últimas semanas, a divulgação de fatores contraproducentes em relação ao Meio Ambiente estiveram estampados na mídia. Dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE) e o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), apontam que o desmatamento da floresta amazônica, especialmente no Mato Grosso, cresceu abruptamente nos últimos meses. É necessário, portanto, adotar mecanismos econômicos para a gestão ambiental, de forma a não apenas coibir as ações e atividades lesivas ao Meio Ambiente, mas, também, a premiar os que contribuem para a defesa e preservação dele.

Para promover maior incentivo, o deputado estadual Hermínio J Barreto (PR) apresentou um projeto de lei que Cria a Comenda Mato Grosso Sustentável pela defesa e preservação do Meio Ambiente. “O objetivo é homenagear anualmente cidadãos mato-grossenses, que se destacarem com ações em prol da disseminação, incentivo, apoio e divulgação das atividades relacionadas ao meio ambiente".

O Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE) divulgou a informação de que o desmatamento no Estado aumentou 43% entre agosto de 2010 e abril de 2011. O crescimento já havia sido sinalizado pelo IMAZON, que detectou que o desmatamento no Mato Grosso atingiu 243 km² no mês de abril, um aumento de 537% em relação ao mesmo mês de 2010, quando a área atingida somou 38 km².

Barreto ressaltou que, não obstante nossa legislação ambiental seja considerada uma das melhores do mundo, não temos logrado êxito no seu cumprimento. Entende que isso decorre, principalmente, do caráter de comando e controle dessa legislação, alto custo operacional e baixa efetividade.

A condecoração de entrega da comenda aos cidadãos que fizerem por merecê-la será sempre anual. Ela não é minha, é de Mato Grosso, que, de forma inteligente, saberá entender a importância de nossas ações em prol do meio ambiente e com isso, irá colaborar para o bom funcionamento.

De acordo com a proposta, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMA e Organizações não Governamentais voltadas para a defesa e preservação do Meio Ambiente encaminharão anualmente à Assembléia Legislativa de Mato Grosso, relação contendo os nomes das pessoas físicas ou jurídicas que se destacarem na defesa e preservação do Meio Ambiente para que possam ser agraciadas com a referida honraria.
Imprimir