Imprimir

Notícias / Política MT

CPI poderá apreender documentos da Sema

Da Redação - Alline Marques

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga os processos de concessão de exploração de hidrelétricas em Mato Grosso, poderá realizar a apreensão de documentos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e irá realizar um ‘pente fino’ nas usinas e Pequenas Centrais Hidrelétricas do estado. Uma reunião extraordinária foi convocada para esta quinta-feira (2) para avaliar a possibilidade de ampliar a investigação.

Diante das inúmeras irregularidades encontradas no setor, dentre elas, documentos falsos e até usinas em locais distintos dos apontados nos estudos, fizeram com que os parlamentares resolvessem analisar todos os processos de concessão. A princípio, a CPI iria fazer a avaliação por amostragem.

Além disso, devido à dificuldade em ter acesso aos processos de exploração, a CPI também poderá pedir a apreensão dos documentos. A medida foi tomada após reunião dos empresários do setor de energia com o governador Silval Barbosa (PMDB), que, em tese, pediram agilidade nos trabalhos da comissão, mas os deputados membros da CPI temem uma pressão para acabar amenizando a situação.

O deputado Percival Muniz (PPS) é o presidente da CPI e tem feito duras críticas à Sema. Na manhã desta quarta-feira (1), durante sessão na Assembleia Legislativa, alegou que a pasta só dificulta o trabalho do produtor e foca muito a gestão na fiscalização, porém tem pouca ação de efeito.
Imprimir