Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Homero aprova escolha de senador como relator da comissão de MA

De Brasília - Vinícius Tavares

A escolha do senador Jorge Viana (PT/AC) para ser relator do Código Florestal na Comissão de Meio Ambiente do Senado foi acertada, contudo previsível. A avaliação é do deputado federal Homero Pereira (PR/MT), um dos interlocutores da bancada federal de Mato Grosso na discussão entre a bancada ruralista e o governo federal da Câmara.

Homero lembra que o nome do senador já era esperado para dar equilíbrio na composição de forças que vão analisar e relatar o texto aprovado pelos deputados. Jorge Viana é visto como um parlamentar ligado à ex-ministra do meio ambiente Marina Silva (PV/AC).

“É o cara adequado para buscar o equilíbrio. Ele foi governador do Estado do Acre e saberá valorizar a importância da produção rural”, afirmou Homero em entrevista exclusiva ao Olhar Direto.

No entendimento dele, o relator precisa ser convencido de proteger o meio ambiente e garantir a produção agropecuária para não estimular o desmatamento nem dar anistia indevida a quem desmatou.

O deputado ressalta, porém, que o senador deve ter uma visão mais ampla sobre a produção agropecuária nacional. Homero espera que o senador evite mudanças significativas no projeto.

“O Acre é um Estado essencialmente extrativista e que há estados produtores com outras características. Ele tem que entender que as alterações que forem feitas em seu relatório podem provocar o retorno do projeto à Câmara e um novo round no debate”, friosu.
Imprimir