Imprimir

Notícias / Esportes

McLaren e Ferrari pagam o preço do sucesso, diz Brawn

Terra

O mau desempenho das equipes McLaren e Ferrari na atual temporada da Fórmula 1 mostra que elas estão pagando o preço do sucesso dos anos anteriores, segundo Ross Brawn, dono da equipe que é a nova sensação da categoria.

Com duas vitórias nas duas provas disputadas desde sua fundação, a Brawn GP lidera os mundiais de pilotos (com Jenson Button) e de construtores. Mas, na opinião dele, as dificuldades dos seus rivais são um resultado direto da luta que travaram pelo título do ano passado ¿ quando Lewis Hamilton, da McLaren, foi campeão, e a Ferrari venceu o Mundial de Construtores.

"É um reflexo do que ocorreu nos últimos um ou dois anos", disse Brawn, ex-diretor técnico da Ferrari, e que esteve ao lado de Michael Schumacher em seus sete títulos.

"A McLaren e a Ferrari tiveram que lutar pelo campeonato, e entendo que seria muito difícil para eles dizer: 'Olha, vamos parar de forçar neste ano e colocar nosso esforço no ano que vem'", afirmou ele a jornalistas no GP da Malásia.

A categoria teve profundas mudanças em 2009, como a adoção de pneus com ranhuras, uma nova aerodinâmica e a introdução do sistema Kers, que reaproveita a energia dos freios. Por isso, os projetistas tiveram de desenvolver soluções totalmente novas, em vez de melhorar os carros de 2008.

Hamilton soma apenas 1 ponto em duas provas, enquanto a Ferrari ainda não pontuou neste ano - é o seu pior início de temporada desde 1992.

Já as equipes que tinham carros não-competitivos no ano passado - a começar pela Honda, antecessora da Brawn - começaram a trabalhar nas suas versões para 2009 muito antes das equipes que lutavam pela ponta no ano passado.

"Para nós, foi uma decisão facílima. Não foi inteligente, foi só facílima. Não tínhamos um ótimo carro, então por que perder tempo com ele?", disse Brawn, que trabalhava na Honda antes de adquiri-la e mudar seu nome.
Imprimir