Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

682 m³ de toras de madeira são apreendidas e doadas no noroeste do Mato Grosso

Ibama

Juína (02/06/2011) – Agentes ambientais federais do Ibama, com apoio de Policiais Militares do GOC-DF, apreenderam 682 m³ de madeira em toras em uma área de extração ilegal na região da Vila Simione, município de Porto dos Gaúchos/MT. Além da madeira, foram apreendidos um trator, uma motosserra e duas armas de fogo longas, abandonados pelos infratores, que fugiram do local no momento da ação.

A extração ilegal foi identificada pelas as equipes por meio da análise de imagens de satélite e com o auxílio de helicóptero. Foi constatada grande quantidade de madeira esplanada de 24 essências, sendo que Qualea sp. (cambará) e Goupia glabra (cupiúba) foram encontradas em maior quantidade, com 290 m³ e 173 m³, respectivamente.

A madeira foi apreendida, retirada da área e doada para a prefeitura de Itanhangá/MT, que se comprometeu a utilizar na construção de pontes, reforma de escolas e de prédios públicos, em benefício da população local. Os responsáveis pelo desmatamento ilegal estão sendo identificados e serão autuados com base na Lei de Crimes Ambientais.
Imprimir