Imprimir

Notícias / Política MT

Riva critica União e Congresso e convoca colegas fortalecer região

Da Assembleia Legislativa - Alline Marques

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva (PP), realizou um discurso de reflexão durante a abertura do primeiro encontro do Parlamento Amazônico e fez um chamamento à bancada federal dos nove estados que compõem o legislativo da região. O progressista também aproveitou mais uma vez para criticar o governo Federal, reforçou a tese do orçamento impositivo e reclamou da sistemática do Congresso Nacional, que contribui com a desigualdade social do país.

Riva iniciou comparando o desenvolvimento do Nordeste e destacou que se não houver articulação política dos deputados da região Amazônica, continuará a amargar derrotas para as demais localidades do país. “O nordeste foi mais competente que a Amazônia, porque percebo uma dificuldade de coesão da nossa bancada federal e precisamos da construção dessa unidade. Ou a Amazônia se une ou terá de aplaudir as conquistas do Nordeste e Sudeste”, discursou.

Riva exigiu um orçamento impositivo para garantir avanços e evitar que o governo Federal faça o que quiser. “O parlamento público precisa exigir um orçamento impositivo, porque só assim haverá avanços e será garantida a democracia. Como vamos discutir o orçamento se a conquista não é uma conquista. Você inclui a pavimentação, mas amanhã é tirada. Porque temos um sistema de planejamento capenga”, declarou indignado com os constantes cortes dos orçamentos por parte do Poder Executivo.

Outro ponto destacado pelo presidente da Assembleia foi a reforma tributária, que até então só o governo federal saiu fortalecido. Ele destacou a falência dos municípios, que só ficam com 15% do bolo tributário. “Todas as reformas tributárias fortaleceram os caixas do governo federal. Esquece-se do contribuinte e o poder público não faz sua parte, só se vê que o caixa está negativo, mas esquecem que quando trouxer quem está na ilegalidade poderá se aumentar a arrecadação”, defendeu.

Mais informações em instantes.
Imprimir