Imprimir

Notícias / Mundo

Garrafas do espumante mais antigo do mundo são vendidas por 54 mil euros

EFE

Um comprador anônimo de Cingapura pagou nesta sexta-feira 54 mil euros por duas garrafas daquele que é considerado o espumante mais antigo do mundo, em um leilão realizado na região finlandesa de Alândia, no sudoeste do país.

Uma das garrafas, da marca francesa Veuve Cliquot e elaborada há quase dois séculos, alcançou o preço de 30 mil euros e se tornou o espumante mais caro já vendido em um leilão. Até agora, o vinho espumoso mais caro era uma garrafa de Dom Pérignon Rosé de 1959 vendida por 27,5 mil euros em 2008.

As garrafas leiloadas, cujo preço de saída era de 10 mil euros cada, foram descobertas por mergulhadores em julho do ano passado no fundo do Mar Báltico, entre os restos de um navio naufragado há quase 200 anos.

Embora os testes realizados em um laboratório francês não possam determinar com exatidão a idade do espumante, os analistas acreditam que as garrafas, das marcas Veuve Cliquot e Juglar, datam do início do século XIX.

Em novembro do ano passado, um grupo de especialistas, em sua maioria enólogos e jornalistas especializados, teve a oportunidade de degustá-los e todos concordaram que são espumantes de excelente qualidade.

As autoridades de Alândia, um arquipélago composto por 6,5 mil ilhas e ilhotas entre Suécia e Finlândia, anunciaram que dedicarão a quantia arrecadada no leilão a uma boa causa, como a proteção dos ecossistemas marítimos.
Imprimir