Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Crea-MT realiza campanha de doação de sangue dia 09

Crea-MT

"Compartilhe vida, Doe Sangue". É com este slogan que o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) realiza no próximo dia 09 de junho, das 8h às 17h, em sua sede em Cuiabá, sua 1ª Campanha de Doação de Sangue como empresa consciente certificada com o selo Gespública. "Mais que um ato que garantirá uma pontuação para que o Conselho permaneça com este selo, a mobilização tem o objetivo de conscientizar e orientar a população sobre a importância da doação de sangue", destaca a superintendente Operacional do Crea-MT, Márcia Caldas.

Segundo a superintendente, o Gespública trouxe ao Conselho e seus colaboradores qualidade produtiva e de atendimento ao cliente e a qualidade de vida no ambiente de trabalho. "Na verdade o Gespública além de organização e produtividade ensina a todos os envolvidos a ser mais consciente, estamos por exemplo, planejando uma campanha para a doação de brinquedos, entre outras ações", cita Márcia.

A iniciativa também busca amenizar a demanda e necessidade do Banco de Sangue de Mato Grosso, que devido aos procedimentos de saúde possui uma demanda diária. Já na segunda-feira (06.02), um representante do hemocentro realizará palestras com todos os funcionários do Crea, explicando sobre a importãncia da doação e tirando dúvidas e esclarecendo mitos.

"É importante que todos participem e colaborem em prol desta causa, que é uma prova de amor ao próximo e uma necessidade. Toda sociedade está convidada. É importante que cada pessoa saudável doe sangue uma vez por ano. Desta forma, não faltaria sangue nos hospitais. A doação, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não faz mal. Pelo contrário, ajuda um paciente que necessita, além de estimular a "fábrica do sangue" (medula óssea) de quem doa.", incentiva.

Como é a doação - Chegando ao Bando de Sangue, é obrigatória a apresentação de um documento (com foto). Em seguida, será feito o cadastramento do doador. É necessário fazer um teste para saber se o doador não tem algum tipo de anemia. O doador passará por uma breve entrevista confidencial (as respostas serão mantidas em segredo absoluto). É de extrema importância que as respostas, neste caso, sejam verídicas. O doador deve esclarecer todas as dúvidas com os profissionais. O sangue é colhido em bolsas especiais. O tempo dessa coleta é de aproximadamente de 5 a 8 minutos.


Para ser doador é preciso:

Estar em boas condições de saúde

Ter entre 18 e 65 anos

Ter mais de 50 quilos

Não estar tomando medicamentos que possam afetar o sangue

Não ter contraído hepatite após os 10 anos de idade

Não ter feito cirurgia recentemente

Não estar gripado ou ser portador de doenças infecto-contagiosas como doenças de Chagas, sífilis, hepatite, dengue, Aids, HTLV e tuberculose

Não estar exposto à situação de risco, como ter praticado sexo sem proteção ou ser usuário de drogas.
Imprimir