Imprimir

Notícias / Política MT

Governo lança Copa Verde para frear assoreamento fluvial em rios de MT

Da Redação - Julia Munhoz

O Governo do Estado, através da Agência de Execução dos Projetos da Copa (Agecopa), lançou na manhã desta segunda-feira (6) o programa Copa Verde, na comunidade Barranco Alto, em Santo Antônio do Leverger (34 km de Cuiabá). Ao todo nove municípios de Mato Grosso participarão do projeto, que visa frear o assoreamento fluvial e neutralizar a emissão de poluentes.

As comunidades irão plantar 1,4 milhão de árvores em pontos onde há degradação, ao longo das margens dos rios Cuiabá, Paraguai e São Lourenço, formadores do Pantanal. “São nove cidades e 3 mil famílias beneficiadas com o projeto”, ressaltou o presidente da Agecopa, Eder Moraes.

Durante o evento, que contou com a participação do governador Silval Barbosa (PMDB), foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE) e uma parceria com o Instituto Ação Verde.

Durante o programa o crédito de carbono gerado pelas novas árvores será vendido pelos moradores das comunidades e comprado pela Agecopa para a compensação do gás carbônico emitido pelas obras da Arena Pantanal, antigo Verdão. Serão destinados R$ 3,5 milhões para o projeto, dos quais R$ 710 mil serão pagos diretamente aos moradores das localidades pela venda de crédito de carbono.

Um dos idealizadores do Instituto Ação Verde, o empresário Mauro Mendes, também esteve no lançamento e ressaltou a importância de se ampliar programas como esse. “Me recordo de quando eu e o falecido secretário Cloves Vettorato criamos esse projeto e entendo que é preciso ampliá-lo”.

Santo Antônio foi a primeira cidade a receber o plantio de 500 árvores pelo Copa Verde. Os próximos municípios serão Cuiabá, Várzea Grande, Barão de Melgaço, Nobres, Rosário, Acorizal, Jangada e Poconé integrarão o projeto. "
Imprimir