Imprimir

Notícias / Brasil

Erupção de vulcão afeta voos internacionais do Brasil, diz Infraero

G1

A Infraero confirmou que os vôos do Brasil para Argentina, Chile e Uruguai da manhã desta terça-feira (7) são prejudicados pela nuvem de cinzas do vulcão Puyehue, no Chile. No entanto, a empresa pública que opera os aeroportos no país ressalta que alguns voos podem ter sido suspensos por motivos específicos de cada companhia aérea.

Em São Paulo, a reportagem do G1 confirmou com a Infraero três voos suspensos, por enquanto. Um da Aerolíneas com destino a Buenos Aires, previsto para as 10h45 e dois para Santiago (Chile) — o da TAM das 8h20 e o da Lufthansa das 8h20. No entanto, a Lufthansa negou a suspensão por causa das cinzas.

Já a Infraero no Galeão afirmou que até o meio dia desta terça-feira serão quatro chegadas canceladas, três de Buenos Aires e uma de Córdoba, e cinco partidas suspensas, todas para Buenos Aires. Na parte da tarde, outro levantamento será feito sobre as condições de voo. No Galeão, as companhias aéreas que fazem rotas para a Argentina são Aerolineas, TAM e Gol.

O Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, no Rio, também é prejudicado. De acordo com a Infraero, até as 15h desta terça-feira estão cancelados oito partidas e seis chegadas, por falta de condições de visibilidade. Os destinos são Argentina e Uruguai. Ainda de acordo com a empresa, não há tumulto de passageiros no saguão do Tom Jobim. O movimento nesta época do ano é reduzido por ser baixa temporada.

Companhias aéreas
A TAM informou que nesta terça-feira os voos cancelados foram os seguintes: JJ 8045 (Montevidéo/ São Paulo-Guarulhos), com saída às 6h; JJ 8007 (Buenos Aires-Ezeiza / São Paulo-Guarulhos), com decolagem às 6h45; JJ 8001 (Buenos Aires-Ezeiza / Rio de Janeiro-Galeão), que decolaria às 6h30; e JJ 8009 (Buenos Aires-Ezeiza / São Paulo-Guarulhos), que partiria às 9h10. A TAM afirma que providenciará alimentação e hotel para os passageiros em trânsito, que serão reacomodados nas próximas opções de voos disponíveis, após a reabertura dos aeroportos.

Em caso de dúvida, os clientes devem entrar em contato com a Central de Atendimento da TAM antes de se dirigirem ao aeroporto, de acordo com o país de embarque. Os números são os seguintes: Brasil (4002-5700 –capitais - e 0800-570-5700 - demais localidades), Argentina — (0 810 333 3333), Chile (56 2 6767 900) e Uruguai (000 4019 0223).

Já a Lufthansa vai divulgar uma nota oficial ainda nesta manhã. A reportagem do G1 ainda não conseguiu contato com a Aerolineas.
Imprimir