Imprimir

Notícias / Economia

Confiança do consumidor cai em março, aponta associação

Folha Online

A confiança do consumidor brasileiro caiu em março, ficando em 121 pontos na média de todas as regiões do país, contra 129 em fevereiro e 142 em março de 2008, divulgou hoje a ACSP (Associação Comercial de São Paulo) em pesquisa da Ipsos.

A região Nordeste continua como a menos otimista, com 105 pontos. Na outra ponta, a região mais otimista é a Norte/Centro-oeste, com 141 pontos, seguida pela Sudeste (124 pontos) e Sul (121 pontos).

No balanço geral, segundo a pesquisa, o brasileiro permanece confiante no futuro da economia da sua região: 38% acham que ela vai ficar mais forte, contra apenas 16% que ela vai ficar mais fraca. Sobre a situação presente, 40% dos entrevistados disseram achar que a economia da sua região está forte, enquanto 30% acham que está fraca.

Em relação à situação financeira pessoal, 56% dos consumidores acham que ela vai melhorar, enquanto só 8% que vai piorar.

Em relação ao emprego, os dados da pesquisam revelam que apenas 28% dos entrevistados se sentem mais seguros e estáveis no trabalho, contra 40% menos seguros. Já o número de pessoas conhecidas dos entrevistados que perderam o emprego, que permanecia em torno de 3,7 pessoas de março a dezembro de 2008, subiu para quatro pessoas em março de 2009.

A pesquisa Ipsos/ACSP mostra ainda que, em março, 44% dos consumidores ouvidos são menos favoráveis para compra de produtos como eletrodomésticos, contra 33% mais favoráveis.

A pesquisa nacional ACSP/Ipsos faz mil entrevistas domiciliares por mês, em nove regiões metropolitanas e 70 cidades. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Imprimir