Imprimir

Notícias / Brasil

Casa de Retiro São Francisco, em Salvador, não será leiloada, diz TJ-BA

G1

A Casa de Retiro São Francisco, localizado no bairro de Brotas, em Salvador, não será leiloada, segundo informou o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

A Província Franciscana de Santo Antônio tem uma multa de R$ 450 mil e boatos de que a casa seria vendida para pagamento da dívida estavam circulando na capital baiana.

O TJ-BA informou que está proibido o leilão, decidido pelos conselheiros do Tribunal na última discussão feita na quarta-feira (8).

O abrigo foi construído em 1949 pelo frei franciscano alemão Hidelbrando Krutaup e encerrou as atividades em janeiro deste ano, por dificuldade financeira.

O terreno foi doado pela Ordem Franciscana e o casarão foi erguido através de doações da sociedade. Residência das irmãs franciscanas hospitaleiras, a Casa de Retiro funcionou como hospedagem para turismo religioso, centro de eventos religiosos e culturais, além de prestar atendimento médico e odontológico de graça à comunidade.

Dois meses após fechar as portas, uma ex-moradora informou que existe o desejo de venda do casarão por parte de alguns franciscanos, que teriam cedido às especulações imobiliárias. “Nem toda a comunidade está favorável. Esta casa será reaberta, com poder de São Francisco e a intercessão do nosso querido frei Hidelbrando”, disse na época.

A Casa de Retiro São Francisco é considerada uma das três construções neocoloniais de Salvador pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, embora não seja tombada.

No blog 'Amigo da Casa de Retiro São Francisco' os fiés defendem a permanência da casa como centro religioso católico. "A derrubada da Casa de Retiro São Francisco seria um crime cultural, religioso, histórico, contra a memória de Salvador. O Evangelho deve predominar e não a fome de bens materiais. Enfim, não deixe Bahia que essa Casa de Retiro seja vendida! Não deixem – Governos estadual, municipal, federal, a Justiça baiana, que essa Casa de Retiro seja vendida. Vendida? Jamais."
Imprimir