Imprimir

Notícias / Brasil

Inscrições para o Parceiro do SP terminam neste domingo

G1

Termina neste domingo (12), o prazo de inscrição para o Parceiro do SP. O novo projeto da TV Globo vai selecionar 14 moradores de sete regiões da Grande São Paulo para que eles apresentem o lugar onde vivem, com vídeos sobre os problemas e as boas iniciativas do bairro.

As sete regiões que participam desta primeira fase do projeto têm, juntas, mais de 3,7 milhões de habitantes. Na capital paulista, participarão bairros de três subprefeituras: M'Boi Mirim, na Zona Sul; Freguesia do Ó, na Zona Norte; e São Miguel Paulista, na

Em M'Boi Mirim, a reportagem visitou o feirão do Jardim São Luis, o ponto de encontro da galera e onde estão os jovens antenados com o lugar onde vivem.

Em São Miguel Paulista, os moradores do Jardim lapenna querem uma nova passarela. O problema foi assunto para o jornal do bairro, feito por jovens moradores. E quem também não desiste da luta é o pessoal da Vila Nova Esperança, na região da Freguesia do Ó. “Era uma área que não existia serviço nenhum. Fomos trabalhando, nos unindo, conseguindo”, conta o líder comunitário Ivo Sobrinho.

Os jovens do bairro fizeram um projeto para a reforma da quadra. “Que o nosso amanhã seja dez vezes melhor do que já está sendo hoje”, espera o morador Michael Dias.

Na região metropolitana, a reportagem foi a Diadema, Osasco, Franco da Rocha e Guarulhos, a segunda maior cidade do estado. Com tantos desafios a vencer, um grupo de moradores de Guarulhos resolveu agir. “Tem casos de moradores em situação de rua que lograram sair da droga e do álcool e, às vezes, vem visitar a gente. Então, são esses exemplos, esses testemunhos que motivam a gente a continuar o trabalho”, diz o educador social Henrique Oliveira.

Em Franco da Rocha, o trem é a alma da cidade. São muitos problemas no município, e muita gente disposta a mudar isso. O governo do estado está implantando o projeto do morador Felipe Escaleira para despoluir o rio que passa bem atrás da escola onde ele estudou. “A ideia é que, com o tratamento da água do Rio Juquery, nós da cidade pudéssemos ser abastecidos por essa água”, diz Escaleira.

O grafite é a forma de expressão de uma turma de Diadema. “Pra mim, é algo que muda a cidade, e mudou a minha realidade”, diz Alex Moutinho, também conhecido como Mout. É essa e outras mudanças que os moradores querem mostrar no projeto Parceiro do SP.

“Eu acho bem interessante porque é uma oportunidade de falarmos o que a cidade tem de verdade, tanto os pontos positivos, como os negativos”, diz Fabrício Bataiela de Sena.

A mesma expectativa tem os moradores de Osasco. A cidade foi a última parada. Os moradores fazem vídeos para a internet sobre a vida cultural da cidade. Mas ninguém precisa parecer repórter nem saber usar uma câmera para ser um Parceiro do SP. Profissionais da TV Globo vão treinar os escolhidos. Então, vale a pena se inscrever.

Projeto
Para participar do Parceiro SP é preciso se inscrever pela internet até o dia 12 de junho. Serão selecionados 14 moradores, dois de cada região - São Miguel Paulista, M’Boi Mirim, Freguesia do Ó, Osasco, Guarulhos, Franco da Rocha e Diadema.

Os parceiros serão treinados por profissionais da TV Globo e vão produzir vídeos sobre o lugar onde vivem que serão exibidos no telejornal SPTV. Os escolhidos irão receber uma ajuda de custo de R$ 1.120 e benefícios.


Imprimir