Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Saiba como reage o corpo humano soterrado por terremotos

G1

As tragédidas envolvendo terremotos resultam em histórias emocionantes de sobreviventes. Mas, afinal, quanto tempo uma pessoa consegue sobreviver debaixo dos escombros, sem comida?

O acesso a bolsões de ar para respirar é fundamental. O ser humano pode sobreviver até 40 dias só tomando água. No terremoto que matou cerca de 90 mil pessoas na China, em maio do ano passado, equipes de busca retiraram dos escombros uma mulher 50 horas depois.

Outra chinesa esperou mais dois dias -- ao todo, 196 horas -- bebendo água da chuva. E uma senhora com um século de vida passou 11 dias isolada na montanha.

Por quanto tempo uma pessoa pode sobreviver em condições tão adversas? Os médicos explicam que sem oxigênio o ser resiste a no máximo 30 minutos. Com ar é possível prolongar a vida por até uma semana, em média. Tudo depende das condições de saúde da vítima e do local do desastre. Em situações de risco, o corpo cria defesas para sobreviver. Por causa da desidratação, o rim deixa de funcionar e retém líquido. A corrente sanguínea prioriza os órgãos vitais. Mantém a circulação de sangue no coração, cérebro e pulmão e diminui o fluxo nos demais.
Imprimir