Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Reserva Legal perderá área equivalente ao RS com novo Código Florestal

De Brasília - VT

Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) concluíram que a área que poderá deixar de ser recuperada da Reserva Legal (RL), caso o projeto do Código Florestal seja aprovado no Senado, equivale a 29,5 milhões de hectares, área pouco maior do que o estado do Rio Grande do Sul.

Os dados fazem parte de estudo que analisa impactos do projeto, segundo o qual propriedades rurais com até quatro módulos fiscais ficarão dispensadas de recompor reserva legal desmatada. Sem a recomposição desse passivo, afirmam, mais de três bilhões de toneladas de CO2 deixarão de ser retidas pela vegetação.

Ainda segundo o levantamento, caso as matas fossem recompostas, esse montante poderia servir de estoque e auxiliar no cumprimento de compromissos de redução de emissões de gás carbônico, assumidos pelo país em fóruns internacionais.

Os pesquisadores serão convidados a debater estas conclusões no Senado Federal. O requerimento será apresentado pelo presidente da CMA, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), mas o debate também tem o apoio de Acir Gurgacz (PDT-RO), que preside a CRA.
Imprimir