Imprimir

Notícias / Esportes

Segunda prova do Desafio Pharmaton coloca estressados nos trilhos

Da Assessoria

Os integrantes do Desafio Pharmaton participam nesta sexta-feira (17) da segunda prova do duelo entre as assessorias esportivas Run&Fun e MPR. A corrida dos Workaholics será no Parque do Ibirapuera, a partir das 7 horas, e o percurso será de 9 km. Logo após, o grupo será premiado com uma aula de Yoga, para alcançar o equilíbrio entre corpo e a mente.

O Desafio Pharmaton tem a intenção de provar como duas equipes de corredores podem alcançar o equilíbrio entre corpo e mente e servir de exemplo de como qualquer pessoa pode adotar a fórmula do equilíbrio no seu cotidiano, proporcionando saúde física e mental.

Os dez workaholics de cada equipe serão obrigados, na prova de sexta, a completar o trecho de acordo com o ritmo pré-estabelecido pelos seus treinadores, sem nenhum instrumento para calcular o ritmo das passadas. O objetivo é forçar a concentração e equilíbrio desse perfil de corredor, acostumado a bater metas e focar em resultados.

"A prova será desafiadora porque eles não poderão contar com nenhum instrumento de ritmo, como GPS, relógio ou contador de passos. É difícil acertar o ritmo pré-programado. O trabalho se torna de corpo e, principalmente, de mente", disse Marcos Paulo Reis, da MPR.

O mercado de corrida de rua está repleto de aparelhos para marcar distância, ritmo das passadas e até tocar música. Os relógios estão cada vez mais equipados e possível encontrar nas lojas especializadas modelos com GPS a menos de R$ 1 mil. Por isso é comum ver corredores usando estes equipamentos.

"O workaholic é um perfil de corredor que busca perfomance na maioria das vezes. Agora eles terão essa dificuldade de acertar o ritmo. Outra novidade é a aula de Yoga logo depois do treino. Será super legal para o grupo e uma experiência inédita", lembrou Mario Sergio.

O psicológico conta muito - Os participantes do Desafio Pharmaton passaram por uma bateria de testes no Hospital do Coração, em São Paulo. O grupo de 60 corredores foi atendido pela nutricionista Heloisa Guarita e pela psicóloga do esporte Roberta Lobato, do HCor. O atendimento psicológico, segundo ela, é importante para ajudar os integrantes do projeto a mudar hábitos e ter qualidade de vida.

"Correr sem relógio é uma evolução do ciclo de passadas, só que para os mais habituados à corrida. Esse ritmo é importante para que cada um tenha noção de como está correndo. Nessa prova, o atleta trabalhará atenção, concentração, consciência corporal e equilíbrio entre corpo e mente", revelou Roberta Lobato, especialista em psicologia do esporte e integrante do grupo de especialistas do Desafio Pharmaton.

Yoga no Parque - O Desafio Pharmaton inovou e deixará os participantes mais "equilibrados". Por isso, haverá uma aula de Hatha Yoga no Parque do Ibirapuera após os 9km. O estilo universal visa buscar a harmonia do corpo e mente. A tradução de hatha comprova a teoria. "Há" significa sol e "tha" lua. A filosofia indiana tem mais de cinco milhões de praticantes no País.

Primeira prova - A prova inicial do Desafio Pharmaton ocorreu no último dia 3. Os iniciantes correram 4 km e caminharam mais 1km no Parque do Povo, na zona Sul de São Paulo.

Além da caminhada, a prova voltada aos corredores iniciantes teve outro atrativo: todos foram orientados a contar quantas passadas deram a cada minuto para trabalhar a interação entre mente e corpo.

A primeira a cruzar a linha de chegada foi a aluna da Run&Fun Adriana Suzuki com a média de 176 passadas por minuto.

As provas:

- Prova Iniciantes - 3 de junho - Parque do Povo - vencedora: Adriana Suzuki (Run&Fun)

- Prova Workaholics - 17 de junho - Parque do Ibirapuera - a partir das 7 horas

- Prova Relax - 8 de julho - Parque do Povo - a partir das 7 horas

- Prova Final - 6 de agosto - USP - a partir das 7 horas

Categorias:

Iniciantes - Corrida de 4km e 1km de caminhada realizada no último dia 3.

Relax - Prova de revezamento. O grupo tende a não ter comprometimento com a realização da atividade física e por isso o modelo de treino em duplas, assim um estimula o outro.

Workaholics - Uma prova de 9km com uma aula de Yoga. A filosofia indiana é adotada para ajudar os corredores competitivos a relaxarem um pouco mais, atingindo assim o equilíbrio.

Sobre Pharmaton - O polivitamínico Pharmaton é uma fórmula balanceada, desenvolvida e fabricada na suíça, composta por 11 vitaminas, 7 minerais e oligoelementos, lecitina de soja e Extrato Padronizado de Ginseng G115®.

Imprimir