Imprimir

Notícias / Política MT

Projeto Luz em Conta chega a Santo Afonso nesta quarta-feira

Da Assessoria

Os moradores do município de Santo Afonso (266 km de Cuiabá) já se preparam para receber as equipes do projeto Luz em Conta, desenvolvido pela Cemat. Nesta quarta-feira (15), os caminhões do projeto chegam à cidade para beneficiar 70 famílias, que terão suas geladeiras e lâmpadas antigas substituídas por equipamentos novos, que consomem menos energia elétrica. Durante esta semana o projeto ainda visitará Rosário Oeste (120 km de Cuiabá) e Santa Cruz do Xingu (1.230 km), para substituir mais 105 geladeiras.



O Luz em Conta integra o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cemat e tem reduzido o consumo de energia das famílias de baixa renda. Recentemente, os caminhões do projeto estiveram em Alto Taquari (480 km) e São José do Povo (268 km), onde 93 famílias foram beneficiadas. Na atual etapa do Luz em Conta, a Cemat vai investir R$ 8 milhões na substituição gratuita de 10 mil geladeiras e 30 mil lâmpadas antigas por equipamentos novos e com baixo consumo de energia.



Cada família contemplada recebe uma geladeira de 286 litros e lâmpadas fluorescentes de 20W. Com a substituição dos equipamentos é possível reduzir o valor da fatura de energia elétrica, permitindo que as famílias destinem parte do orçamento doméstico para outras necessidades. Desde 2007, quando foi oficialmente criado, o projeto já substituiu 25 mil geladeiras e 75 mil lâmpadas.



As prefeituras e o governo de Mato Grosso atuam como parceiros do projeto. O governo isenta a empresa do recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição das geladeiras e disponibiliza um banco de dados com os perfis de famílias carentes cadastradas na Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e nas prefeituras.
Imprimir