Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Honda prevê queda de 65% nos lucros anuais

Auto Esporte

A Honda anunciou nesta terça-feira (14) uma queda de 65% dos lucros operacionais deste ano, em virtude do terremoto que atingiu o Japão em março. A retração é maior que a esperada, já que no final de abril a previsão era de uma queda de 52%.

A dificuldade em obter peças levaram a Honda a retardar em três meses o lançamento do novo modelo Fit Shuttle. O veículo, que terá uma versão híbrida, está sendo apresentado esta semana para concorrer com o Prius Alpha, da Toyota.

Mais preocupante é a perda de vendas do Civic no mercado norte-americano, após lançamento limitado em abril. A montadora afirmou que não retomaria a produção total do modelo até após meados de setembro.

A Honda informou ainda que prevê lucro operacional de 200 bilhões de iens (US$ 2,49 bilhões) no ano fiscal até 31 de março de 2012, menos da metade da estimativa do mercado de 400 bilhões de iens, segundo pesquisa da Reuters com 20 analistas.

A empresa espera que o lucro líquido, que inclui ganhos na China, recue em 63%, para 195 bilhões de iens.

O aumento dos preços de matérias-primas e um custo estimado em 40 bilhões de ienes para reparar danos às fábricas também devem pressionar os ganhos deste ano, segundo a Honda.

A companhia acrescentou esperar que a produção no Japão esteja “quase normalizada” no final deste mês, enquanto em outros mercados isso deve ocorrer entre agosto e setembro.

A montadora projeta vendas de 3,3 milhões de veículos no atual ano fiscal, 6% menos que no ano anterior, com uma queda de 10,8% na América do Norte.
Imprimir