Imprimir

Notícias / Política MT

"Copa acontece com ou sem modal de transporte"

Da Redação - Alline Marques

Em meio a polêmica sobre a definição de qual modal de transporte será construído na Grande Cuiabá e as inúmeras críticas referentes à demora na escolha, o presidente da Agência Executora dos Projetos da Copa (Agecopa), Eder Moraes, garante que mesmo sem a instalação do corredor de ônibus ou do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) a Copa do Mundo de 2014 acontecerá na capital mato-grossense.

Segundo Eder Moraes, apesar do Bus Rapid Transit (BRT) estar na lista da matriz de responsabilidade assinada entre o governo do Estado e a Fifa, este não é um critério definitivo para que a Copa ocorra em Cuiabá.

“A Copa do Mundo acontece com ou sem modal de transporte, não é uma obrigação e não é uma exigência, apesar de fazer parte da matriz de responsabilidade não é item primordial”, garantiu o presidente, que já se posicionou favorável pelo VLT.

Apesar disso, Eder adiantou que os estudos apresentados sobre o VLT estão sendo analisados e, portanto, pretende tomar uma decisão técnica e efetiva, para não voltar atrás depois. Ele garante ainda há tempo hábil para a construção do modal escolhido, porque tanto as obras do BRT quanto do VLT não demoram mais do que 24 meses para ser concluídas.

“Tomada a decisão inicia-se o processo de licitação do projeto básico para efetivação da obra. Temos o ano de 2011 só para isso e as obras devem iniciar em 2012 e isto está dentro do cronograma de trabalho, porque qualquer um dos modais tem duração de 24 meses, portanto estará pronto para a Copa”, afirmou.
Imprimir