Imprimir

Notícias / Esportes

2ª etapa do Audi DTCC é realizada em Porto Alegre‏

Da Assessoria

· Nos dias 17 a 19 de junho no Autódromo de Velopark, em Nova Santa Rita (RS)

· Freios do Audi A3 Sport ganham maior desempenho com dutos especiais para refrigeração

· Evento terá testes de direção com modelos Audi para convidados VIPs



São Paulo, 16 de junho de 2011 – A Audi demonstra a esportividade da marca dos quatro anéis neste fim de semana, entre os dias 17 e 19 de junho, durante a segunda etapa do circuito Audi DTCC - Driver Touring Car Cup, que será realizada no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS). A nova categoria do automobilismo nacional utiliza modelos Audi A3 Sport modificados e preparados para um melhor desempenho nas pistas.



A categoria é composta por seis rodadas duplas, em um total de 12 corridas, que ocorrerão até outubro deste ano. Os modelos A3 Sport, modificados pela MC Tubarão, vêm de fábrica com um motor 2.0 turbo com intercooler, que gera 230 cavalos de potência. A injeção é projetada para ter características de competição, câmbio manual de seis marchas; pneus slick Pirelli importados 235 645 aro 18; amortecedores e molas KW para competição; bancos, cintos e volantes Sparco e freios originais à disco nas quatro rodas.



Para a rodada dupla deste sábado, a principal novidade está nos freios. A MC Tubarão instalou dutos especiais para a refrigeração dos freios dianteiros. "O sistema anterior aproveitava o ar vindo de frente e passava por seções no para-choques dianteiro, na altura das rodas. No entanto, para maximizar o desempenho dos freios, optamos por instalar os dutos com a função específica de levar o ar diretamente para os discos. Os dutos possuem duas polegadas de diâmetro, o suficiente para dobrar o resfriamento dos discos e pastilhas", explicou João Carlos de Andrade, fundador da MC Tubarão.

Segundo levantamento da empresa, a temperatura máxima do freio deverá cair pela metade - de 400 graus registrados na freada da principal reta de Curitiba, para cerca de 200 graus. "Vamos aumentar ainda mais o nível de segurança ao mesmo tempo em que faremos o freio trabalhar com mais eficiência, dentro de margens confortáveis".



Com todas as inovações, o carro fica mais leve com 1.040 kg (contra 1.369 kg do modelo de rua). Os vidros laterais e traseiros foram substituídos por acetato para contribuir com esta redução. Além disso, a estrutura de aço que garante a integridade do cockpit em caso de eventuais acidentes é homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo, CBA. A inclinação do aerofólio traseiro é a única modificação que caberá aos pilotos.



Outra novidade da segunda rodada é a estreia na categoria do gaúcho Herberto Heinen, que volta ao automobilismo após três anos afastado. Com experiência na Fórmula Truck, Campeonato Gaúcho de Opalas e na extinta PickUp Racing, o piloto sentiu-se atraído pela proposta do Audi DTCC depois de manter contato com os preparadores da MC Tubarão, empresa responsável pelos Audi A3 Sport DTCC que correm na categoria.



Programação

A competição tem um formato composto de quatro sessões de treinos livres de 30 minutos de duração, e um treino classificatório de 20 minutos que define o grid da primeira bateria, todos na sexta feira. No sábado, será realizado o treino de aquecimento pela manhã, e na sequência a largada da primeira prova. O resultado desta corrida, com duração de 27 minutos acaba definindo o grid para a segunda bateria, que inverte a posição dos oito primeiros colocados, aumentando a competitividade.



Audi driving experience

No domingo, no próprio autódromo Velopark, a Audi oferece a seus clientes e convidados especiais uma experiência única: vivenciar o Audi driving experience. Neste dia, os participantes poderão dirigir modelos Audi, como, por exemplo, o Q7, A7, Audi TTS, Audi S3, RS5, R8 e A3 Sportback na pista de corrida.



“Queremos que os nossos clientes do Rio Grande do Sul conheçam e testem a esportividade dos carros Audi, e tenham a oportunidade de uma condução emocionante e exclusiva, que os nossos veículos oferecem”, afirma Leandro Radomile, diretor de Marketing e Vendas da Audi Brasil.





Vencedores 1ª etapa

Na primeira etapa do DTCC, realizada nos dias 8 e 9 de abril, em Curitiba, o paulista Elias Azevedo venceu ambas as provas, realizadas com pista seca. O piloto completou a segunda corrida em 27min 50s 086, com apenas uma pequena diferença para o segundo e terceiro colocado nas etapas. Idenis de Souza, o terceiro colocado, ficou apenas 1s 675 atrás. José Mario Castilho repetiu o resultado da manhã e foi o segundo colocado, a 1s 250 do vencedor.



Os pilotos que participaram da 1ª etapa destacaram o desempenho e a segurança do Audi A3 Sport DTCC (Driver Touring Car Cup). "O carro é excepcional. Tudo saiu de forma correta e fiquei muito surpreso, positivamente. Este A3 transmite muita segurança aos pilotos", disse Idenis de Souza.

Com experiência em protótipos, o piloto Matheus Maccari afirmou que precisou de adaptação ao diferente estilo de pilotagem exigido em carros da categoria do tipo Turismo. "O carro é fantástico, muito fácil e tranquilo de pilotar. Corro de protótipo desde 2006, e a tocada do carro do Audi DTCC é diferente. É mais dócil, mas diferente do que eu estava acostumado. Mesmo assim, apesar das diferenças de estilo, gostei", comentou.



Ficha técnica A3 Sport

Audi A3 Sport
Motor: 2.0l turbo com Intercooler com 230cv
Injeção Eletronica de Competição Motec
Painel de Competição com Logging
Cambio Manual de 6 marchas
Rodas Scorro Competição – ARO 18
Pneus Pirelli Slick 235/645-18
Amortecedores KW de Competição com regulagens
Molas de suspensão KW de Competição
Bancos Sparco para “Hans”
Cinto de Segurança Sparco para “Hans”
Direção de Competição Sparco com engate rápido

Imprimir