Imprimir

Notícias / Agronegócios

Suinocultores pedem inclusão do setor na Política de Garantia de Preços Mínimos

ABr

 Representantes dos criadores de suínos foram hoje (8) pedir apoio ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para que o governo inclua a suinocultura na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). A medida traria aos produtores a segurança de, pelo menos, não terem prejuízos, na medida em que órgãos estatais ajudariam a definir o preço de custo do produto.

O setor foi o único do ramo de carnes que apresentou crescimento das exportações no primeiro trimestre do ano, mas segundo o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (Abcs), Rubens Valentini, atualmente os prejuízos do produtor chegam a R$ 80 por animal, dependendo da região.

“Temos colegas que estão tendo esse prejuízo há alguns meses, porque o mercado caiu a partir do final de outubro, e tem muita gente já ficando pelo caminho”, afirmou Valentini.

Apesar de o preço pago ao produtor ter baixado, o valor final cobrado do consumidor se mantém. “Se não baixou de uma forma generalizada para o consumidor final, essa margem está ficando em alguma etapa da cadeia produtiva”, comentou o presidente da Abcs.
Imprimir