Imprimir

Notícias / Esportes

Palmeiras vence o Sport no Recife e reage na Libertadores

Folha Online

Após duas derrotas consecutivas, o Palmeiras reagiu na Taça Libertadores ao fazer 2 a 0 no Sport, nesta quarta-feira, na Ilha do Retiro, no Recife, pelo Grupo 1 da competição. O resultado deixou a equipe paulista com três pontos. O time pernambucano possui seis. Os outros dois clubes que formam o chamado "grupo da morte" são o Colo-Colo (CHI), que tem seis pontos, e a LDU (EQU), que possui três pontos. Nesta quinta-feira, as duas equipes se enfrentam, em Quito.

Palmeiras e Sport voltam a se enfrentar no próximo dia 15 --desta vez, a partida válida pelo torneio sul-americano será em São Paulo.

Pelo Campeonato Paulista, a equipe alviverde entra em campo no sábado para enfrentar o Santos, na Vila Belmiro, pela partida de ida das semifinais do Estadual.

Para tentar iniciar uma reação na Libertadores, o Palmeiras enfrentou um difícil desafio no Recife. O time pernambucano entrou em campo invicto na temporada. Outra marca que impressionava é a data da última derrota do Sport em sua casa: 17 de agosto de 2008, no 1 a 0 para o Botafogo.

Para amenizar a pressão em cima dos jogadores palmeirenses, o presidente do clube, Luiz Gonzaga Belluzzo, se reuniu com o grupo com a intenção de transmitir tranquilidade. "O mundo não vai acabar na quarta-feira", disse Belluzzo.

O técnico Vanderlei Luxemburgo escalou Willians, recuperado de lesão, ao lado de Keirrison no ataque. Na meta, Marcos, poupado do último jogo no Paulista contra o Botafogo, voltou a jogar.

O equilíbrio marcou o início do jogo desta quarta-feira, com muitas faltas feitas pelas duas equipes. O Sport tentou mostrar força no ataque, mas não teve sucesso.

O Palmeiras soube trocar passes, evitou tomar sufoco e conseguiu avançar. Assim, abriu o placar aos 23min. Após toque de Diego Souza de cabeça, Maurício Ramos desviou a bola que ao entrar no gol ainda foi chutada por Keirrison.

Mesmo em desvantagem no placar, o Sport não conseguiu impor forte pressão. A boa marcação da defesa alviverde complicou a vida dos atacantes do time rubro-negro.

No intervalo, Cleiton Xavier afirmou que a proposta traçada pelo Palmeiras para o primeiro tempo foi bem executada. "Conseguimos suportar a pressão do início do jogo", disse o atleta para a TV Globo.

No segundo tempo, o Palmeiras continuou bem na partida e por pouco não voltou a balançar a rede logo aos 4min. Diego Souza fez bela jogada e só não marcou porque o goleiro Magrão fez boa defesa.

O técnico do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo, fez a sua primeira substituição ao tirar Willians e colocar o centroavante paraguaio Ortigoza, que passou a atuar mais próximo da área. Depois, ele tirou Keirrison para a entrada de Sandro Silva. A terceira substituição foi a troca de Maurício Ramos por Marcão.

O Sport explorou as bolas aéreas para tentar chegar ao empate. No entanto, o Palmeiras fez 2 a 0 em arrancada de Diego Souza que tocou por cobertura e fez um belo gol, aos 27min.

O Palmeiras manteve o ritmo e confirmou a importante vitória, que deixa a equipe na briga pela classificação. 

FICHA TÉCNICA

SPORT x PALMEIRAS

Local: Estádio da Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: 08 de abril de 2009, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Torres (Paraguai)
Assistentes: Nicólaz Yegros e Emigdio Ruiz (ambos paraguaios)
Cartões amarelos: Andrade, Vandinho e Ciro (Sport); Edmilson, Ortigoza, Maurício Ramos e Danilo (Palmeiras)
Gols:
PALMEIRAS: Keirrison, aos 23 minutos do primeiro tempo; Diego Souza, aos 28 minutos do segundo tempo.

SPORT: Magrão, Igor, César Lucena e Durval; Moacir (Luciano Henrique), Daniel Paulista (Sandro Goiano), Andrade, Paulo Baier e Dutra; Vandinho (Weldon) e Ciro
Técnico: Nelsinho Baptista

PALMEIRAS: Marcos; Fabinho Capixaba, Maurício (Marcão), Danilo e Armero; Edmilson, Pierre, Cleiton Xavier e Diego Souza; Willians (Ortigoza) e Keirrison (Sandro Silva)
Técnico: Wanderley Luxemburgo.
Imprimir