Imprimir

Notícias / Agronegócios

Empresa investe US$ 152 mi em esmagadora e usina de biodiesel

De Rondonópolis - Débora Siqueira

A trading de commodities Noble Group S.A lança nesta terça-feira (21) a pedra fundamental da fábrica esmagadora de soja e usina de biodiesel em Rondonópolis. Serão investidos U$ 152 milhões nas duas plantas que terão capacidade de processar 200 mil m³ de biodiesel por dia e esmagar 4 mil toneladas de soja. Para isso, a empresa deve abrir 100 postos de trabalho. As operações devem iniciar em julho de 2012. O lançamento das obras será realizado no Caiçara Tênis Clube, às 20h30.

Estabelecido há 30 anos em Hong Kong, a Noble Group foi fundado por empresários chineses, ingleses e americanos e atua nas áreas de mineração de ferro, carvão, açúcar, algodão, café, soja e energia. No Brasil, utiliza a produção de aproximadamente 150 mil hectares para o esmagamento da soja. Na Argentina, são mais 50 mil hectares para o consumo daquele país. O faturamento da trading em 2009 chegou a U$ 30 bilhões e, em 2010, a estimativa é que chegue a U$ 40 bilhões, já que no primeiro trimestre do ano faturou U$ 11 bilhões.

A área onde funcionará a esmagadora de soja e a usina de biodiesel tem 40 hectares, na BR-163, saída para Campo Grande (MS), bem próximo à área que sediará o futuro terminal da Ferronorte, em Rondonópolis. Executivos da América Latina Logística (ALL), responsável pela construção da ferrovia, já marcaram presença no lançamento das obras da Noble Group.
Imprimir