Imprimir

Notícias / Esportes

Bruno Prada está pronto para defender o título brasileiro na HPE25

Da Assessoria

Nem bem encerrou a disputa da Copa do Mundo da Federação Internacional de Vela com o inédito ouro para o País na classe Star - ao lado de Robert Scheidt, no último dia 10 -, Bruno Prada está pronto para defender o título brasileiro da HPE25, classe de vela oceânica, em Ilhabela. A partir desta quinta-feira (23/6), Prada será timoneiro do HPE25 Max no Warm Up, válido pela segunda etapa da Copa Suzuki Jimny de Vela Oceânica - o Brasileiro de HPE25 será disputado paralelamente ao Warm Up, que inclui mais quatro classes.

Prada, que chegou da Europa na semana passada, treina em Ilhabela desde o dia 17 e já conseguiu um bom entrosamento com os companheiros de tripulação: Anderson Biason (comandante), Juan de La Fuente e Nicolas Brancher. O barco tem o patrocínio da Oakley. O velejador reconhece que mudar repentinamente de classe é complicado, principalmente por causa da vela balão na HPE25. Mesmo assim, depois de cinco dias de treinamento, aposta na adaptação ao barco.

"Já estamos bem entrosados, mas ainda falta treinar as manobras um pouco mais", diz Prada. "Acredito que chegaremos a um bom nível para defender o título brasileiro. Depois, vamos com tudo para a Rolex Ilhabela Sailing Week (de 3 a 9 de julho), em que estaremos num patamar ainda melhor de entrosamento", afirma o velejador, que sabe que terá um desafio a mais no Brasileiro de HPE25: superar o cansaço de uma intensa temporada europeia na Star. "Mas vou entrar na competição com a mesma vontade de quando estou com o Robert."

Em campanha olímpica para Londres/2012 na classe Star ao lado de Robert Scheidt, Bruno Prada teve pouca chance de velejar de oceano em 2011. Mas aposta nos companheiros do Max, "que têm velejado regularmente e já têm entrosamento". Também elogia a classe, uma das que mais crescem na vela oceânica. "Uma das vantagens do HPE25 é ser one design, ou seja, todos os barcos são iguais. Assim, um amador consegue entrar na disputa e enfrentar um profissional de igual para igual."

Volta à Star

Depois das duas competições em Ilhabela, Prada, medalhista de prata em Pequim/2008, retorna à Itália para mais um período de treinos na Star com Robert Scheidt. O próximo compromisso da dupla na campanha olímpica para Londres/2012 é a disputa do evento-teste para os Jogos, em Weymouth, de 1º a 14 de agosto, nas raias que serão usadas no programa de vela da Olimpíada.

Este ano, a dupla Scheidt e Prada já conquistou o título da Walker Cup, da Rolex Miami OCR (etapa da Copa do Mundo), da Semana Brasileira de Vela, da Semana Olímpica Francesa, em Hyères (etapa da Copa do Mundo), da Delta Lloyd Regatta, em Medemblik (etapa da Copa do Mundo) e da Skandia Sail for Gold Regatta (etapa da Copa do Mundo), além do ouro na Copa do Mundo de Vela da Isaf. Desde julho de 2010, Scheidt e Prada lideram o ranking mundial da Star.
Imprimir