Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

4 são presos por extração de toras; R$300 mil em máquinas

De Sinop - Alexandre Alves

Fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), da regional de Sinop, estão, hoje, em Itanhangá (510 km de Cuiabá), fazendo a apreensão de maquinários flagrados retirando madeira sem autorização ambiental. O gerente de fiscalização da regional, Evandro Selva, informou, ao Olhar Direto, que o flagrante foi feito ontem à tarde.

“As polícias Civil de Tapurah e a Militar de Itanhangá apreenderam toras na explanada, uma carreta que era usada para o transporte, um trator Skyde, um trator traçado e motosseras. O Ibama foi avisado e hoje faz a medição da madeira, quais espécies, apreensão formal dos maquinários e atuação administrativa dos envolvidos”, disse.

No momento da abordagem policial, foram detidos quatro homens que manejavam as toras. Depois de ouvidos pelo delegado Luis Henrique de Lima, eles foram liberados e vão responder por extração ilegal de madeira. Os proprietários das áreas também serão responsabilizados. Conforme informação da polícia, houve dano a Áreas de Preservação Permanente (APP).

O maquinário apreendido, segundo o delegado, está avaliado em mais de R$ 300 mil e pertenceria a um empresário reincidente em crimes ambientais. Os bens serão recolhidos pelo Ibama e devem ser doados a órgãos governamentais ou instituições.
Imprimir