Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Célula emergencial do Aterro Sanitário é avaliada

Da Assessoria

Técnicos realizaram ontem (21/06) coletas de amostras para análises do solo do Aterro Sanitário de Cuiabá. O objetivo é avaliar se o coeficiente de impermeabilização está de acordo com o que estabelece a legislação ambiental. Os técnicos são da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT).

A primeira amostra irá caracterizar o solo da célula emergencial do Aterro Sanitário. Esta análise de amostras irá atestar todo o trabalho de prevenção desenvolvido. A segunda amostra analisa os resíduos no solo. “O objetivo de nossa análise, é identificar o teor de metais pesados, para caracterizar a influência do resíduo armazenado no solo”, revela o professor Josias do Espírito Santo, do IFMT.

A ação está sendo realizada para prevenir possíveis impactos no entorno do Aterro. “A disposição de resíduos em aterro sanitário segue normas específicas para evitar a contaminação do solo e do lençol freático. Após a aplicação da camada de bentonita (material utilizado para impermeabilização do fundo da vala que irá receber os resíduos), é colocada uma manta para reforçar a barreira de proteção da base e dos taludes das células do aterro,” esclarece a engenheria Ildisneya Velasco Dambros, gerente da Divisão de Saneamento Ambiental da Sanecap.

Imprimir