Imprimir

Notícias / Educação

IFMT monta evento para marcar dia do químico

Da Assessoria

Na opinião quase unânime dos alunos, não é das mais simples disciplinas. No entanto, a química é ciência fundamental na vida humana e hoje com amplo espaço no mercado de trabalho. O Instituto Federal do Mato Grosso – IFMT obtém a primeira formação técnica na área, e homenageou nesta quarta-feira (22), seus alunos e profissionais com o ”Dia do Químico”, alusivo a data nacional destinada a esta classe no último dia 18 de junho. Aberto ao público, a IFMT trouxe profissionais vindos de indústrias e outras entidades durante todo dia para ministrar palestras aos estudantes, e expor à população os trabalhos desenvolvidos na instituição.

Este ano estão sendo elaboradas maquetes da Estação de Tratamento de Água – ETA. Neste trabalho os 35 alunos coordenados pelo professor Nilton César Ribeiro entendem a funcionalidade do setor. As maquetes produzidas estavam em exposição no evento.

Hoje o IFMT possui 140 estudantes, que além de química estão distribuídos no curso de informática, técnico em alimentos e secretariado. Este último e o técnico em química fazem parte de uma formação integrada com ensino médio. O instituto ainda contempla estudantes matriculados do curso de Educação para Jovens e Adultos - EJA.

Para o diretor geral do campus, Pedro José de Barros, o IFMT fornece uma formação estratégica para a comunidade local, já que vai atender a demanda de vagas das empresas que estão se instalando na cidade. “Estamos buscando este entrosamento de compromisso com as empresas. Queremos que nossos estudantes saiam daqui qualificados e já empregados”, conclui.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Qualificar a mão de obra é também uma preocupação constante do prefeito Zé Carlos do Pátio. Em evento no próprio IFMT em data recente, o ele ressaltou essa realidade. “Vivemos um momento ímpar, em que a cidade se consolida como pólo industrial. Porém, temos a obrigação de oferecer profissionais com conhecimento e capacidade para transformar uma empresa. Caso contrário, esses trabalhadores vão ser trazidos de outras cidades e estados e os moradores daqui não vão ser aproveitados”, disse o prefeito, na ocasião.
Imprimir