Imprimir

Notícias / Mundo

Papa benze óleos para missa de homenagem a vítimas de tremor

Folha Online

O papa Bento 16 benzeu nesta Quinta-Feira Santa os santos óleos, incluindo aqueles que serão utilizados nesta Sexta-Feira da Paixão na missa que será realizada nos arredores da cidade italiana de Áquila, em homenagem às vítimas do terremoto que devastou a região na segunda-feira (6) e matou mais de 280 pessoas.

"Quero enviar ao nosso irmão, o monsenhor Giuseppe Molinari [o arcebispo de Áquila] os santos óleos em sinal de profunda comunhão e proximidade espiritual", afirmou o Papa ao final da cerimônia. "Possam os fiéis acompanhar o tempo do renascimento, da reconstrução, cuidando dos doentes e transmitindo esperança."

Os santos óleos benzidos na Quinta-Feira apenas neste dia são utilizados durante todo o ano em diversas ocasiões, principalmente para unção dos enfermos, sacramento dado a pessoas em perigo de morte.

No Cristianismo, a Páscoa é a festa mais importante, pois celebra a paixão e a ressurreição de Cristo, filho de Deus que desceu entre nós. Logo, as honras fúnebres para as vítimas do terremoto acontecerão no dia mais santo para os cristão, Sexta-Feira da Paixão, quando é lembrada a crucificação de Jesus Cristo.

Tradicionalmente, não são realizadas missas nesse dia --por isso, a celebração em Áquila precisou de autorização especial e será presidida pelo número dois do Vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone.

Nesta quarta-feira (8), o papa disse, durante audiência na praça de São Pedro, no Vaticano, que visitará a região atingida pelo terremoto assim que possível. "Saibam que o papa reza por todos, implora a misericórdia do Senhor para os falecidos e, para familiares e sobreviventes, pede o consolo materno de Maria."

Imprimir