Imprimir

Notícias / Gastronomia

Finger food é a tendência do momento da gastronomia cuiabana

Da Redação - LP

Expressão originária da língua inglesa, o finger food significa “comida para se comer com os dedos”. São receitas de pratos principais transformados em miniaturas degustadas de uma só vez, em que os tradicionais prato, garfo e faca cedem lugar a colherzinhas, palitinhos, copinhos, tacinhas e outros utensílios diminutivos.

O termo tornou-se conhecido quando a atriz inglesa Joan Collins começou a exigir aperitivos pequenos para comer com a ponta dos dedos, porque não queria borrar o batom. O finger food entrou de vez no Brasil, e Mato Grosso não é diferente. Simplificando a maneira de servir, mas recebendo em grande estilo, tornou-se uma ótima opção.

Para a chef de cozinha Ana Wolf, o finger food é uma tendência, um estilo prático e informal. Ela integra a equipe do buffet paulista Banqueteria Nacional, um dos maiores em termos de estrutura no Brasil. A chef esteve em Cuiabá recentemente trabalhando no cardápio do Wine Bar, da Gran Adega. Juntamente com a chef residente da casa, Anna Pinho, Wolf desenvolveu comidinhas perfeitas para serem apreciadas acompanhadas por um vinho.

Entre as novidades, risoto, gratin, polenta com ragú de rabada, zuca com carne seca com molho de tomate fresco, canapés, assados, folhado de brand com bacalhau. A preocupação das chefs foi elaborar receitas que harmonizam perfeitamente com vinho:

“Sabor maravilhoso, apresentação impecável”. Elas explicam que queijos e frios, como presunto cru e di Parma, se traduzem em combinações perfeitas também. “Uma dica é harmonizar as comidinhas com Storia Merlot, da Casa Valduga, 2006”, orienta a sommelier Danielle Fischer.

O Wine Bar acontece todas às quintas-feiras, na Gran Adega, e já se tornou ponto de encontro para apaixonados por vinhos.
Imprimir