Imprimir

Notícias / Esportes

Fabiana Murer aperfeiçoa saltos em Fórmia

Da Assessoria

A campeã mundial do salto com vara Fabiana Murer trabalha em Fórmia, na Itália, com o seu técnico, Elson Miranda, e o ucraniano Vitaly Petrov - uma das principais referências do mundo em sua prova - para o Mundial de Daegu, na Coreia do Sul, em agosto. Se a rotina de treinos é difícil, Fabiana está feliz por ter a companhia de Fábio Gomes da Silva e Karla Rosa da Silva, saltadores do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA e pré-convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (MEX).

Thiago Braz, que também está com os colegas em Fórmia, no Centro de Treinamento da IAAF, a federação internacional de atletismo, terá o desafio do Pan-Americano Juvenil de Miramar (EUA), de 22 a 24 de julho. "Está sendo bem legal ter a companhia da Karla, do Thiago e do Fábio aqui em Fórmia. O treino fica mais divertido e também ter essa convivência no período em que descansamos é bem legal", disse Fabiana, que permanecerá na Europa, competindo e treinando, até o embarque para Daegu.

"Foi bom também o Rodrigo (o fisioterapeuta Rodrigo Iglesias viajou com o grupo) ter vindo para ajudar na nossa recuperação. É importante fazer a recuperação após os treinos para evitar lesões. E é importante ter um fisioterapeuta que conheça os atletas e seja competente", acrescentou Fabiana.

Fabiana venceu o GP Brasil de Atletismo, no Rio, dia 26 de maio, e o Sul-Americano de Buenos Aires, dia 2 de julho, foi bronze em Eugene, dia 4, e ouro em Oslo (NOR), no dia 9, antes de seguir para Fórmia. "Levei um tempo para me recuperar de todas as viagens e competições. "As duas primeiras semanas aqui em Fórmia foram difíceis, por causa do cansaço. O Elson e o Vitaly decidiram fazer treinos bem tranquilos para eu descansar. Mas já me sinto disposta, estou treinando bem e buscando melhorar detalhes da corrida e da entrada do salto", disse Fabiana. Seu próximo desafio será o Aviva Birmingham Grand Prix (ING), dia 10 de julho. "Tenho mais dois treinos de técnica do salto e depois é só descansar e me preparar para a competição", acrescentou.

Fabiana deve encontrar as principais saltadoras do ranking, como a polonesa Anna Rogowska e a alemã Silke Spiegelburg (ambas saltaram 4,75 m na temporada) na competição de Birmingham. Mas não tem notícias da russa recordista mundial Yelena Isinbayeva. "Vi que ela não está na lista de Birmingham. O salto com vara está bem equilibrado em relação aos resultados e, neste período em que estou em Fórmia, muitas atletas estão competindo e buscando melhorar os resultados. Isso é bom e me deixa mais motivada para as competições que estão por vir", disse. Fabiana ocupa o terceiro lugar na top list de 2011 com o salto de 4,70 m feito em Buenos Aires, no Sul-Americano.

Para ir bem em todas as provas

O grupo que seguiu para Fórmia tem o objetivo de ir bem nas principais provas da temporada. Fábio Gomes da Silva, recordista sul-americano do salto com vara (5,80 m), treina para os Jogos Mundiais MIlitares, o Mundial de Daegu e o Pan-Americano de Guadalajara. Fábio vai competir na Diamond League, etapa de Lausanne (SUI), no dia 30 de junho, e também em Rottach-Egern, na Alemanha, dia 2 de julho. "O Vitaly vai acompanhá-lo em Lausanne e eu vou para a Alemanha", observou Elson.

"A Karla vem desenvolvendo a técnica e aproveitando bem os treinos. O objetivo dela é se preparar para o Troféu Brasil de Atletismo (de 3 a 7 de agosto, em São Paulo) e buscar uma boa marca no Pan-Americano de Guadalajara, em outubro", afirmou Elson. "O Thiago é uma situação bem diferente. O trabalho com ele é pensando no futuro. Está desenvolvendo suas qualidades físicas e técnicas e se preparando para o Pan-Americano Juvenil de Miramar."

O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA integra o Instituto BM&FBOVESPA e tem parceria com o Pão de Açúcar e a Prefeitura de São Caetano e apoio da Nike.
Imprimir