Imprimir

Notícias / Brasil

Mais uma arrecadação recorde do Banco de Alimentos de Santo André

Da Assessoria

O Banco de Alimentos da cidade paulista de Santo André, que faz parte da rede de equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), não para de bater recordes. Em 2010, já havia alcançado a maior arrecadação de sua história: 1.351.997,87 quilos. Em 2011, conseguiu mais um bom resultado. De janeiro a maio, arrecadou 621.684,49 quilos, 13,6% a mais que no mesmo período do ano passado.

A supervisora do Banco de Alimentos, Patrícia Cibele Veras, destaca que o aumento se deve a três fatores:

"Primeiro, a entrada de novos parceiros; segundo, os parceiros antigos estão colaborando mais; e terceiro, a inclusão de produtos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que tem garantido maior diversidade de gêneros alimentícios".

Os Bancos de Alimentos têm a função de captar produtos que perderam o valor comercial e não o nutritivo, como explica o diretor substituto da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Antônio Leopoldo: "Funcionam como intermediários na captação de doações de alimentos e na distribuição junto à rede de entidades de proteção e promoção social".

A unidade de Santo André funciona desde 2000 e foi a primeira inaugurada na América Latina. Nesse período, foram arrecadados mais de 10,1 milhões de quilos de alimentos. Os produtos são distribuídos para 116 instituições socioassistenciais, beneficiando por mês cerca de 31 mil pessoas. Além disso, abastecem as Cozinhas Comunitárias, igualmente equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional do MDS.

Outro trabalho desenvolvido pelo Banco de Alimentos de Santo André é de educação alimentar. Duas vezes por semana, técnicos da unidade ministram curso de aproveitamento integral, para adultos e crianças, em creches, albergues e escolas públicas. "Ensinamos os adultos a aproveitar melhor os alimentos. Já para as crianças, a proposta é falar da importância de uma alimentação saudável", explica Patrícia.

Programa – Os Bancos de Alimentos são unidades de abastecimento e combate ao desperdício. Auxiliam na distribuição dos gêneros alimentícios do PAA, além de se caracterizarem como importantes espaços de articulação com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Atuam na doação às entidades socioassistenciais pertencentes ao Sistema Único de Assistência Social (Suas) e contribuem para o abastecimento de Cozinhas Comunitárias, Restaurantes Populares e escolas. Com apoio do MDS, já foram criados, em todo o País, 67 Bancos de Alimentos.
Imprimir