Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Hospital de Boston realiza segundo transplante de rosto dos EUA

Folha de S.Paulo

Um hospital de Boston realizou o segundo transplante de rosto já registrado nos EUA. A operação durou 17 horas, quando foram substituídos o nariz, o palato, o lábio superior, pele, músculos e ossos de um homem severamente desfigurado devido a uma queda. A cirurgia ficou a cargo do doutor Bohdan Pomahac, do Brigham and Women's Hospital. Nem o paciente nem o doador foram identificados pela instituição. Mais detalhes sobre a operação foram prometidos para a próxima sexta-feira.

O primeiro transplante de rosto nos EUA foi registrado em dezembro, na Cleveland Clinic, em que foram substituídos 80% do rosto de mulher a partir de material coletado do cadáver de uma mulher. Também neste caso, a identidade da paciente não foi revelada mas somente que os ferimentos que haviam transfigurado seu rosto eram bastante antigos. Os médicos que realizaram essa operação descreveram seu progresso como impressionante.

A cirurgia de Boston foi o sétimo transplante de face já realizado no mundo. A primeira operação desse tipo data de 2005, na França. A francesa Isabelle Dinoire teve boa parte de seu rosto reconstruído em um operação de 15 horas, o tempo necessário para enxertar um novo rosto, incluindo lábios, músculos, nervos e pele.

Imprimir