Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

População ateia fogo em terras e bombeiros não 'dão conta'

Da Redação - Priscilla Vilela

O período da seca em Mato Grosso já está causando um alvoroço entre a população, entre os que desrespeitam as leis urbanas e ambientais fazendo queimadas e aqueles que evitam a atividade, mas são prejudicados pela ação de vizinhos. Em Cuiabá e Várzea Grande, cerca de dez ocorrências por dia são atendidas, sendo a maioria, causadas pela ação humana.

O Corpo de Bombeiros da capital informou ao Olhar Direto, que várias notificações de queimadas chegam à corporação todo o dia, entretanto, devido ao grande volume, aquelas que fornecem um maior risco à população são priorizadas.

Em Cuiabá, somente nesta quinta-feira (30) seis localizações, Carumbé, Santa Amália, Coophamil com duas ocorrências, estrada do Moinho e área próximos a Associação Médica, foram atendidas. Já em Várzea Grande, a principal ocorrência ficou concentrada em uma madeireira no bairro Jardim dos Estados.

O Governo Federal previu no início do ano uma explosão de queimada em todo o estado causado principalmente pelos ‘incêndios clandestinos’, para a limpeza de terrenos para dar espaço à agricultura. O centro-oeste é a área mais atingida de todo o país, pelo baixo índice de umidade durante este período.
Imprimir