Imprimir

Notícias / Brasil

Prefeitura de Fortaleza é 'prioridade' do PT em 2012, diz presidente da sigla

G1

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Rui Falcão, afirmou na tarde desta quinta-feira (30) que Fortaleza será tratada como prioridade nas eleições municipais de 2012. Falcão fez a declaração na capital cearense após reunião com lideranças do PT de âmbitos nacional e estadual. Entre os presentes estava a prefeita de Fortaleza e o presidente do PT cearense, Luizianne Lins.

Falcão destacou que Fortaleza é a maior cidade em população governada pelo partido. Segundo ele, haverá presença constante de "figuras de expressão nacional" em Fortaleza durante as campanhas eleitorais.

Ainda como parte do tratamento prioritário dado a Fortaleza, segundo Falcão, o diretório nacional do partido terá uma "presença constante" na definição de nomes que possam ser lançados como candidatura a prefeito de Fortaleza.

Prováveis candidatos
A executiva do partido não revelou o nome que deve se candidatar a prefeito de Fortaleza em 2012. Há pelo menos cinco nomes cotados: o deputado Artur Bruno, o senador Pimentel, os vereadores Acrísio Sena e Guilherme Sampaio e o secretário de Cidades do Governo do Ceará, Camilo Santana.

Artur Bruno é o único que se declara abertamente como pré-candidato do partido. Na última semana, Camilo Santana transferiu o título eleitoral de Barbalha (região do Cariri) para Fortaleza, pré-requisito para lançar candidatura na capital.

Luizianne afirma que na próxima reunião do partido serão sondados os pré-candidatos do PT que têm interesse em lançar candidatura e haverá uma formalização interna dos possíveis postulantes. "Agora é muito cedo para afirmar qualquer nome", disse a prefeita.

Participação de Lula na campanha
O presidente do PT nacional, Rui Falcão, afirmou que o ex-presidente Lula terá participação nas campanhas eleitores de cidades em que o PT postula a prefeitura. "Não sabemos detalhes da participação dele porque vai depender da agenda de Lula. Mas Fortaleza é uma das prioridades", afirmou Falcão.

Falcão disse também que as cidades que terão prioridade para receber Lula como cabo eleitoral são aquelas com mais de 150 mil eleitores, onde há possibilidade de disputa em segundo turno.

Oposição a Luizianne
A prefeita foi irônica ao responder sobre as constantes críticas de seus opositores. "Tem que reclamar, a oposição não faz nada mesmo. Só pode é falar muito", respondeu a prefeita.
Imprimir