Imprimir

Notícias / Política BR

PSDB pede que PGR investigue marqueteiro da campanha de Dilma

G1

Deputados do PSDB entraram com na Procuradoria-Geral da República nesta quinta-feira (30) a abertura de investigação sobre suposto tráfico de influência praticado pelo marqueteiro João Santana, que atuou na campanha eleitoral da presidente Dilma Rousseff, em favor de uma empresa chinesa.

O G1 entrou em contato com Santana e aguarda resposta.

Reportagem publicada pelo jornal "O Estado de S.Paulo" na quarta citou gravações telefônicas em que o prefeito de Campinas, Dr. Hélio (PDT), pede que Santana intermediasse contatos entre a empresa chinesa da área de tecnologia Huawei e a presidente.

Nessa época, conforme a reportagem, Dilma já havia assumido a Presidência. Em viagem a Pequim, Dilma encontrou um executivo da Huawei, que anunciou investimentos de US$ 300 milhões no país.

"Os fatos são graves e de interesse público nacional, na medida em que apontam possível violação de princípios elementares da Administração Pública, notadamente os princípios da impessoalidade e imparcialidade", afirma a representação protocolada pela oposição.

Procurada pelo G1, a assessoria da Presidência disse que ainda não há informações sobre o assunto. A empresa Huawei e a assessoria do Dr.Hélio também foram contatadas e a reportagem aguarda retorno.
Imprimir