Imprimir

Notícias / Política BR

Para Ideli, Jobim não se referiu ao governo ao falar em 'idiotas'

G1

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse nesta sexta-feira (1º) que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, não se referiu ao governo ao dizer que atualmente precisa tolerar “idiotas”. A ministra acompanhou uma reunião de Jobim com a presidente Dilma Rousseff nesta sexta, no Palácio da Alvorada.

“Não foi recado [ao governo]. O ministro está tranquilo”, disse Ideli.

Em uma homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Jobim citou Nelson Rodrigues ao dizer que antigamente os “idiotas chegavam devagar e ficavam quietos”, enquanto hoje eles “perderam a modéstia” e que é preciso “tolerá-los”.

De acordo com a assessoria do Ministério da Defesa, Dilma e Jobim comentaram sobre o episódio “em tom ameno”. Ainda segundo a assessoria, os dois chegaram à conclusão de que “se amplificou o sentido da fala do ministro, talvez com a intenção de provocar intriga entre ele a presidente”.

A assessoria do ministério também afirmou que Jobim não teve a intenção de fazer paralelos entre governos. Segundo o Ministério da Defesa, a reunião teve como tema principal a tramitação no Congresso do projeto que cria a Comissão da Verdade e do que trata de sigilo de documentos oficiais.

Em entrevista após ser indicado para o cargo de líder do governo no Congresso, o deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) também comentou a declaração de Jobim. Para ele, o ministro não se referiu ao governo. "Não foi recado ao governo. O ministro é muito inteligente", disse.
Imprimir