Imprimir

Notícias / Educação

Matemática é a vilã na segunda fasedo vestibular de inverno da Unesp

R7

Mais uma vez a matemática foi a vilã do vestibular. Segundo os primeiros candidatos a sair da segunda fase do processo seletivo da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de inverno, neste domingo (3), as questões de exatas foram as mais difíceis do dia.

Ao deixar o prédio da Unip (Universidade Paulista), um dos locais do exame, na capital paulista, o candidato Estevan Camargo, 18 anos, contou que deixou as questões de exatas “praticamente em branco”.

- Eu acho que não me prepararei muito bem, mas matemática estava bem difícil também. Caiu muita álgebra e eu não sabia como resolver.

Para a treineira Mariana Pompeu, 16 anos, “ vestibular de universidade pública tem que ser difícil mesmo, já que é muito concorrido”.

- Com certeza as questões de exatas foram as mais pesadas. Mas caiu muita coisa de atualidades também, o que equilibrou a prova. E isso é bom, porque mostra que a gente tem que estar ligado em tudo e não só nos estudos do colégio.

Entre os assuntos frequentes nos jornais nos últimos meses que estiveram na prova estavam o terremoto no Japão e os conflitos no mundo árabe. Segundo Mariana Hassen, 19 anos, a primeira a deixar o local de prova, em São Paulo, o exame de hoje “não estava complicado”.

- A prova dos vestibulares de inverno são mais fáceis geralmente que as do final do ano e acho que essa foi tranquila. Acho que fui bem.

Mariana quer estudar geografia e, apesar de estar no processo seletivo da Unesp, quer mesmo uma vaga na USP. E conta que mesmo aprovada agora vai prestar o vestibular da Fuvest deste ano.

Velha inimiga

Minutos antes do início das provas, os irmãos Gabriel e Vinícius Martinez, de 20 e 18 anos, respectivamente, já apostavam que as questões envolvendo cálculos seriam as mais exigentes do dia. Mesmo com facilidade com as exatas, os candidatos de engenharia esperavam uma cobrança maior nas questões e matemática.

Para Gabriel, candidato de engenharia civil, mesmo sendo mais tranquilo, pela concorrência menor, o nível do vestibular de inverno da Unesp é o mesmo do final do ano. Com uma boa pontuação na primeira fase – ele acertou 68 de 90 questões -, ele disse ter chegado preparado para as provas. Vinícius, que presta engenharia mecânica, resume tranquilo em uma frase a expectativa para o exame.

- Matemática sempre é a parte mais difícil.
Imprimir